Câncer não é uma sentença!
1
0

Câncer não é uma sentença!

São incontáveis o número de pacientes que chegam na primeira consulta, com diagnóstico recente ou suspeita de câncer, que acreditam que receberam uma sentença de morte. Naquele momento, não conseguem entender, ou mesmo perceber, que existem d...

Juliano Cé Coelho
2 min
1
0

São incontáveis o número de pacientes que chegam na primeira consulta, com diagnóstico recente ou suspeita de câncer, que acreditam que receberam uma sentença de morte. Naquele momento, não conseguem entender, ou mesmo perceber, que existem diferentes tipos de câncer, com diferentes tratamentos e, portanto, diferentes prognósticos.

Estão com os "olhos vendados" pelo estigma da palavra câncer. Para elas, nada mais pode ser bom. Também, não existem alternativas.

Um dos meus principais objetivos é trazer informações. Explicar e desmistificar um pouco esse "universo negativo”,  cheio de mitos, tabus e informações equivocadas sobre o câncer.

Email image

Temos cenários diferentes para doenças diferentes - e também, para as mesmas doenças. Diagnóstico precoce significa possibilidade de cura! Vivemos anos em que a oncologia está evoluindo muito. Nunca tivemos tantas alternativas de tratamentos com resultados tão promissores. Jamais se teve tantos estudos e avanços com novas medicações.

Portanto, temos perspectivas para ajudar todos os pacientes.

Mais de uma vez já me questionaram (pacientes ou familiares) se valia a pena fazer algo, se não seria apenas prolongar sofrimento. E olha que estou falando de pessoas que tinham uma doença com boas perspectivas de cura.

Ninguém quer ter cancer; Ninguém espera ter a doença, mas precisamos ter consciência que o câncer é um diagnóstico como muitos outros na medicina. Muitas doenças são incuráveis; muitas outras são tão graves ou mais que o próprio câncer.

Não quero diminuir ou esconder o potencial de gravidade que a doença tem, mas com toda certeza, não é uma sentença de morte!

Se você conhece alguém com câncer, encaminhe essa mensagem para ela ou marque nos comentários. Vamos criar uma corrente para conscientização e apoio a todos!

Compartilhar conteúdo