Antártida, a única sede de Copa possível
0
0

Antártida, a única sede de Copa possível

Eu não apoio o Catar. Não queria que a Copa fosse lá. Mas ao mesmo tempo me pego questionando, afinal, qual país teria moral para sediar uma Copa do Mundo?

Bruno
6 min
0
0
Email image

Eu não apoio o Catar. Não queria que a Copa fosse lá. Mas ao mesmo tempo me pego questionando, afinal, qual país teria moral para sediar uma Copa do Mundo?

A Rússia, última sede, tem sangue nas mãos. Não apenas pela guerra da Ucrânia, cujo ensaio já havia começado antes mesmo de 2018 naquela idiotice de invasão da Crimeia, mas também por ser outro país muito homofóbico. Se bem que, quando comparada ao Catar, parece que ninguém se importa (https://tinyurl.com/2kd6c4pm).

Aliás o Brasil, sede de 2014, é uma vergonha global em questão de homofobia!!! Temos leis mais liberais que Catar e Rússia? sim. Isso adianta? NÃO! O Brasil é o país que mais mata população LGBT em todo o planeta (https://tinyurl.com/2mppxrq9). Vergonha mundial que já ocorria antes mesmo de 2014 (https://tinyurl.com/2gb8af46). Será que ninguém no mundo jamais ligou pra isso?  Eu não apoio o Catar, mas todos que protestam hoje apoiaram a Copa no "país do futebol" que também é o mais homofóbico do mundo. Não parece estranho? 

O Brasil poderia entrar no TOP 10 dos piores países em quase todos os temas. Dos que mais agridem jornalistas. Dos que tem menos liberdade econômica. Dos que mais matam no trânsito. Do racismo. Poderíamos gastar quilômetros em textos sobre como o Brasil é ruim socialmente para justificar o repúdio a uma Copa aqui (caso seguíssemos o mesmo argumento para criticar a do Catar), mas vamos dar chance aos outros.

A África do Sul de 2010, por exemplo, já tinha extinguido o terrível Apartheid mas também era um dos países mais violentos do mundo e um dos que menos tinha representatividade de minorias em seu parlamento, além de negligenciar direitos humanos e ser extremamente xenofóbica desde antes de 2010 até os dias atuais (https://tinyurl.com/y5yedyt6 | https://tinyurl.com/2k8u23zl). Parece que nada disso é problema para sediar uma Copa. Eu não apoio o Catar, mas será que o mundo que protesta hoje não deveria ter protestado em 2010 pelas liberdades civis e direitos humanos? Acho estranho que nada ocorreu.

Vamos falar da Alemanha agora? Ah... coitada dela se o passado fosse levado em consideração... Mas vamos deixar o nazismo de lado e focar no meio ambiente. A Alemanha é o país da U.E. que mais polui, largando cerca de 702 milhões de toneladas CO² na atmosfera por ano. Mas a Copa de 2006 ocorreu lá! tarde demais para protestar?

Podemos falar o mesmo do Japão e da Coréia. O Japão é o pior. Sempre esteve ali pelo 4º lugar entre os maiores poluidores do mundo. Mas isso nunca foi problema né? A atmosfera que se dane! Não importa se o trabalhador morre pela poluição. Parece que só importa se ele morrer na construção de estádio no deserto...

Email image

E as mulheres? será que alguém reparou que o Japão é um dos países mais machistas do mundo? Em 2002 ele estava na vergonhosa 121ª posição (agora está em 116ª) num ranking de 153 países sobre igualdade de gênero (https://tinyurl.com/2ljnr282), mas isso jamais foi problema para sediar uma Copa do Mundo. Jamais houve um protesto sequer em favor delas. Eu não apoio o Catar! mas não é estranho pensar que em 2002 (portanto, já neste século) as pessoas pensaram "As mulheres que se danem. Queremos copa no Japão"?

No milênio passado (parece longe, mas não é) França e EUA sediaram as copas de 98 e 94, respectivamente, e além de serem 2 dos maiores poluidores do planeta - uma vergonha absurda para ambos os países - eles sempre tiveram graves problemas de xenofobia e violação dos direitos humanos.

No caso da França a xenofobia ficou escancarada quando eles proibiram o uso de véus islâmicos (o famoso niqab) em 2010 (https://tinyurl.com/2zqeggvd) mas o preconceito e arrogância francesa já eram bem conhecidos antes de 98 (talvez desde o tempo em que Napoleão ficou de 4 com a cara no chão).

Nos EUA o problema é com imigrantes latinos - principalmente mexicanos - mas também pode ser estendido ao preconceito de cor e raça. É impossível acreditar que se possa apoiar uma Copa do Mundo num país que, embora tenha revogado leis segregacionistas desde 1964, ainda mantem bairros separados para negros, para latinos, para chineses (entre outras minorias) nos quais os serviços essenciais como água, gás e saúde são infinitamente piores do que o dos bairros de brancos americanos. Quem já viveu nos EUA ao menos por alguns meses sabe que o racismo estrutural daquele país é evidente (https://tinyurl.com/2m7sgxfe).

Isso tudo sem contar outros problemas como, por exemplo, ser um país que ainda adota a pena de morte, permite porte de armas com leis brandas demais (acarretando em massacres quase todos os anos), viola direitos humanos em Guantanamo, que abusa da força em invasões ao redor do mundo, promove guerras ilegais sem autorização da ONU no oriente médio, e é o país que mais viola leis internacionais em todo o mundo (https://tinyurl.com/2khv2h5ahttps://tinyurl.com/2oyb8uyr | https://tinyurl.com/2oyb8uyr).

É claro que existe aquele argumento de que não é possível mudar o passado mas que podemos protestar agora para mudar o presente e o futuro, porém, vale lembrar que a Copa de 2026 voltará aos EUA, um país racista, xenofóbico e que viola os direitos humanos, mas não houve um único protesto sequer!

Desde 1930 muitos outros países sediaram Copas. Não é preciso falar de cada um deles pra saber que, de alguma forma, todos sempre desrespeitaram o meio ambiente, as crianças, os trabalhadores, as mulheres ou algum outro grupo de ser humano (ou tudo isso ao mesmo tempo), e é óbvio que alguns dirão "ah mas o Catar é bem pior" - eu sei. E eu concordo! Eu também sou contra o Catar! Mas eu me questiono, afinal, o problema é a violação aos direitos humanos ou é o nível da violação que conta?

Se o que importa é o nível, qualquer país está apto a sediar uma Copa, porque ninguém jamais superá a Itália fascista de Mussolini, sede em 1934. Nada pode ser pior! Nem mesmo o Catar. Nem mesmo a Coréia do Norte.

Mas se o que importa é a ausência ou não de direitos humanos, só existe um único lugar no planeta que não tem telhado de vidro, que jamais teve um governo fascista, jamais  implementou leis machistas, nunca teve racismo estrutural, onde os direitos humanos são preservados e o meio ambiente respeitado. E este local isento e imune a críticas se chama ANTÁRTIDA!

E tenho dito.

[Deixe o seu apoio clicando aqui]  

Compartilhar conteúdo
Inscrever-se na comunidade
Fazer um comentário