O oceano azul
2
0

O oceano azul

Pedro Fornaza
2 min
2
0

Um texto que eu escrevi

Email image

O oceano azul

Nas ultimas semanas venho estudando a estratégia do oceano azul. É uma maneira de definir a visão estratégica de empresas em busca de crescimento. O conceito define oceanos vermelhos, mercados onde a concorrência é muito acirrada e as margens cada vez mais apertadas e oceanos azuis, que são mercados quase intocados, onde a empresa acaba desbravando sozinha, sem muita concorrência.

O processo para descobrir os oceanos azuis é gerar inovações de valor, ou seja, não são simplesmente pequenas melhoras ao longo do tempo, mas grandes inovações, onde a empresa traz novas combinações de características que os clientes gostam.

A Netflix criou um oceano azul, unindo características das locadoras de antigamente, com a tecnologia atual e a disponibilidade quase instantânea. A Apple juntou um monte de dispositivos diferentes em um só, criando quase um canivete suíço de bolso, que se tornou o IPhone.

Nós somos da mesma maneira. Cada um pode se tornar um oceano azul. Sempre ouvimos, desde a época de escola, que todos são únicos, que cada um carrega uma combinação única de características e é exatamente dessa maneira que criamos oceanos azuis.

Um princípio importante da estratégia é parar de olhar para os concorrentes e parar de competir e voltar o foco aos clientes, ou seja, para quem realmente importa o que fazemos. Em outras palavras, devemos parar de viver a vida dos outros, tentando ser quem não somos, emulando características que não são as nossas na esperança de que seja isso que “o mercado quer”.

Devolva o foco aos clientes de verdade, quem é íntimo e próximo de você. Essas são as pessoas que realmente devemos “agradar” e parar de competir, nos comparando com os outros. Afinal, eles já nos escolheram pela nossa combinação única, já gostam de nós por quem somos.

O objetivo da estratégia é perpetuar a empresa, mantendo a sobrevivência no jogo infinito (lembra dele?). Ninguém consegue ser o que não é por muito tempo. Sempre que você lutar contra a sua natureza por tempo suficiente, vai perder. Se você quiser continuar fazendo parte do jogo infinito, é melhor aprender a jogar direito, afinal, tempo não vai faltar.

Participar dos oceanos vermelhos só vai te fazer mais do mesmo. Como já falei em outros textos, o mundo já esta muito igual, é uma ótima época para fazer diferente.


Compartilhar conteúdo