6 dias para um planejamento financeiro eficaz
0
0

6 dias para um planejamento financeiro eficaz

Fazer um planejamento financeiro é uma etapa importante para garantir que suas finanças estejam em ordem e que você possa alcançar seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo.

Pedro Augusto de Resende
3 min
0
0

Fazer um planejamento financeiro é uma etapa importante para garantir que suas finanças estejam em ordem e que você possa alcançar seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para criar um plano financeiro eficaz:

  1. Faça um levantamento de suas finanças atuais: Comece examinando suas finanças atuais para entender quanto dinheiro você tem disponível e onde está gastando atualmente. Analise seus extratos bancários, faturas de cartão de crédito e recibos para determinar onde você está gastando mais dinheiro.
  2. Estabeleça metas financeiras: Defina objetivos financeiros claros e realistas. Isso pode incluir poupar dinheiro para uma viagem, comprar uma casa, pagar dívidas ou se aposentar.
  3. Crie um orçamento: Com base nas informações levantadas no passo 1, crie um orçamento para ajudá-lo a controlar suas despesas. Liste suas despesas mensais fixas, como aluguel, contas e outros custos regulares, e compare com sua renda mensal. Identifique as áreas onde você pode cortar despesas desnecessárias.
  4. Economize dinheiro: Determine uma quantia que você deseja economizar a cada mês e crie um plano para alcançar essa meta. Você pode criar uma conta poupança separada para ajudá-lo a manter o controle de suas economias.
  5. Elimine dívidas: Identifique suas dívidas e estabeleça um plano para eliminá-las. Considere consolidar suas dívidas em uma única linha de crédito para reduzir suas taxas de juros e, em seguida, crie um plano para pagar a dívida mais rapidamente possível.
  6. Revise seu plano regularmente: Revise seu plano financeiro regularmente para garantir que você esteja seguindo suas metas e fazendo progresso em direção a elas. Faça ajustes, se necessário, para garantir que seu plano continue sendo eficaz.
Inscrever-se

São pontos fáceis e quanto clichês para quem ja pensa em investir e tem uma boa relação com o dinheiro.

Mas me fala uma coisa, você segue a risca todos os pontos? Negligenciar qualquer que seja o passo, provavelmente seu planejamento está falho.

Dentro dos passos, tem um que julgo ser de suma importância para se ter êxito, que é o dica 2 - Estabelecer metas. Se você não tem clareza do que fazer com o dinheiro, você não consegue traçar estratégias eficientes para alcançar seus objetivos. "Quem não sabe onde quer chegar, se perde no caminho."

No entanto, o simples fato de você colocar uma meta na parede não vai te trazer o resultado. Para traçar um bom plano você precisa de alguns conhecimentos:

  • Matemática financeira
  • Ter uma boa Avaliação pessoal de Investimento (API)
  • Conhecer ferramentas e instrumentos de investimento para poupar/investir.

De novo, são informações que soam ser simples de se fazer e possuem muitas informações disponível na internet para poder desenvolver por conta própria. Mas se tem uma dica que quero deixar para vocês aqui é o seguinte, converse com especialistas, pessoas do meio. Eles vão trazer uma maior segurança nas informações e planos.

Se quer receber mais conteúdos desse tipo, inscreva e fica de olho.

Inscrever-se