#19 Sam Altman Revela os Planos da OpenAI, Governo Japonês Sobre Copyright e Google Lança Nova Tecnologia para Geração de Imagens
36
0

#19 Sam Altman Revela os Planos da OpenAI, Governo Japonês Sobre Copyright e Google Lança Nova Tecnologia para Geração de Imagens

Mais uma semana de avanços no universo das Inteligências Artificiais. Seja bem-vindo(a) a mais uma newsletter semanal! Aqui você fica sempre por dentro dos acontecimentos mais relevantes...

Revolução AI
7 min
36
0

Mais uma semana de avanços no universo das Inteligências Artificiais. Então seja bem-vindo(a) a mais uma newsletter semanal! Aqui você fica sempre por dentro dos acontecimentos mais relevantes e interessantes sobre esse assunto.

Os temas de hoje são:

Sam Altman revela os planos da OpenAI para o futuro; Japão abre um precedente importante sobre copyright; Google nova lança tecnologia para geração de imagem; Gere imagens complexas a partir de rabiscos; Transforme a sua voz com AI.


News

Sam Altman revela os planos da OpenAI para o futuro

Em uma entrevista recente para Raza Habib, do site Humanloop, Sam Altman, CEO da OpenAI, revelou vários planos da empresa para os próximos dois anos.

E, aparentemente, ele falou mais do que deveria - após algumas horas, o conteúdo foi removido a pedido da própria OpenAI.

Email image

Mas na internet de hoje, não existe mais essa história de apagar informações. A versão da matéria antes de ser deletada pode ser acessada por este link.

De qualquer forma, eis os pontos mais relevantes nas declarações de Altman:

Planos para 2023: a principal prioridade da empresa atualmente é tornar o GPT-4 mais rápido e mais barato, afinal, ele custa mais de dez vezes o custo do gpt-3.5-turbo e muitos usuários já reclamaram da lentidão das respostas. Outra prioridade importante para este ano é expandir a janela de contexto de seus modelos para próximo de 1 milhão de tokens - o limite atual é 32 mil.

Planos para 2024: o foco da OpenAI para o ano que vem é a multimodalidade. Ou seja, permitir que seus usuários interajam com os modelos de outras maneiras além de texto, como imagens. Apesar do GPT-4 já ser capaz disso, ainda lhes falta poder computacional para liberar a funcionalidade de maneira ampla.

Lançamento de modelos open source: mesmo pedindo por regulações, Sam Altman acredita que os grandes modelos de linguagem de código aberto devam continuar a existir, uma vez que ele acredita que nenhum dos modelos de AI existentes representariam algum risco significativo, se liberados a todos. Inclusive, a OpenAI está pensando em liberar o código do GPT-3, mas ainda não fez isso por acreditar que poucos indivíduos ou empresas teriam computadores capazes de hospedá-lo.

OpenAI's plans according to Sam Altman
OpenAI's plans according to Sam Altman

O gargalo das GPUs: no momento, o que está atrasando o avanço das aplicações da OpenAI é a escassez de GPUs (falamos sobre eles e sobre a empresa que os fornece na newsletter passada). Tendo computadores mais capazes, a empresa deve conseguir entregar as melhorias que deseja nos seus modelos.

OpenAI não vai competir com seus usuários: finalmente, Altman disse que a OpenAI não vai lançar outros produtos além do ChatGPT. Isso é uma ótima notícia para as empresas que estão desenvolvendo aplicações com os modelos de AI dela.

As notícias da janela de contexto e do open source me agradaram bastante. Mas, se o que o seu CEO disse estiver correto, podemos perceber uma postura mais conservadora da OpenAI, que não está nem pensando em GPT-5 no momento.

Enquanto isso, o projeto Gemini do Google parece já estar sendo colocado em prática...

Japão abre um precedente importante sobre copyright

Indo na contramão da maioria dos países - que estão avançando nas regulações das AIs - o Governo Japonês reforçou que as leis de copyright não se aplicam aos grandes modelos de linguagem.

Isso foi dito há cerca de dez dias, pelo Ministro de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, Keiko Nagaoka, em uma entrevista concedida à Kii Takashi.

Japan Declares AI Training Data Fair Game and 'Will Not Enforce Copyright' | PetaPixel
Japan Declares AI Training Data Fair Game and 'Will Not Enforce Copyright' | PetaPixel

E tal declaração significa que qualquer dado, texto, imagem, etc. pode ser utilizado no treinamento de modelos de AI sem que aqueles que os utilizaram estejam sujeitos a algum tipo encargo ou punição pela lei de direitos autorais japonesa. O que é excelente para os japoneses e para o universo das Inteligências Artificiais como um todo.

Esse tipo de posição favorece o desenvolvimento e a incorporação desses modelos no país, o que deverá contribuir para aumentar a produtividade da população e gerar ganhos para a economia como um todo.

Além disso, a declaração abre precedente para que outros países tomem decisões favoráveis às AIs em relação a copyright. Pelo menos em tese - veremos na prática.

Google lança nova tecnologia para geração de imagem

Uma nova ferramenta do Google chamada StyleDrop permite que seus usuários gerem imagens que seguem fielmente um estilo específico.

Mais fácil do que tentar explicá-la em palavras, é mostrá-la na prática:

Email image
Email image

Como você pode ver acima, o usuário faz o upload de uma imagem para que seu estilo seja usado como referência na geração das novas imagens.

O StyleDrop é uma ferramenta que usa como base o modelo de geração de imagens Muse. Ele é extremamente versátil e captura nuances e detalhes de um estilo fornecido pelo usuário, como esquemas de cores, sombreamento, padrões de design e efeitos locais e globais.

Isso é feito "refinando" ou "treinando" (fine-tuning) o modelo com os parâmetros da imagem usada como referência. E o mais interessante desse modelo é o fato dele aprender um novo estilo com eficiência, ajustando poucos parâmetros treináveis ​​(menos de 1% dos parâmetros totais do modelo).

Com isso, o StyleDrop é capaz de fornecer resultados impressionantes mesmo quando o usuário fornece apenas uma única imagem como referência. Porém, vale ressaltar que utilizar mais imagens para treinar o modelo pode resultar em melhores resultados.

Email image

Essa tecnologia é muito interessante e seu desempenho parece ser muito bom.

Por enquanto não há nenhuma maneira simples ou prática de utilizá-la, mas o projeto foi disponibilizado no github e em breve deverá ser incorporado em alguns dos principais modelos.

Mas já é possível imaginar uma série de aplicações para artistas, designers e até mesmo empresas, para gerar designs e imagens com sua marca e estilo.


Indicações

ControlNet-Scribble

Gere imagens elaboradas e até profissionais, a partir de rabiscos e contornos, com essa tecnologia de AI.

Revocalize AI

Modifique, transforme e aprimore sua voz com essa Inteligência Artificial.


Dica de Uso

Use o ChatGPT para escrever emails de prospecção personalizados para cada potencial cliente.

Para isso basta usar o seguinte comando como base:

"Você é um vendedor profissional, seu objetivo é vender o meu [produto]. Mas nesse primeiro momento, o objetivo estabelecer o primeiro contato. Portanto, escreva um e-mail personalizado para iniciar uma relação com o [potencial cliente]. Use a descrição do potencial cliente e personalize o e-mail com base nas informações encontradas, mostrando como o nosso produto pode contribuir para a empresa dele. Seja amigável e persuasivo na medida certa. 

Produto: [descrição do seu produto] 

Potencial cliente: [descrição do potencial cliente]"

Você pode personalizar o prompt de acordo com o objetivo específico do e-mail ou com o tipo de abordagem que você quer ter. Mas ele pode te ajudar a poupar tempo e te dar mais resultados na hora de prospectar clientes para o seu negócio!


Pensamento do Dia

Email image

As Inteligências Artificiais continuam avançando rápido, mas aos poucos as pessoas vão se acostumando com elas. Por não estarem tão impressionadas quanto antes, muitas delas vão deixar de dar a mesma atenção à tecnologia e às suas aplicações inovadoras.

Assim, quando o "hype" passar, aqueles que continuarem aplicando e criando novas ferramentas (de valor) com os modelos de AI serão os que realmente se beneficiarão de toda essa revolução.

Portanto, se mantenha firme e consistente, sempre se lembrando do enorme potencial dessas tecnologias!


Por hoje é só!

Se está gostando do nosso conteúdo ou tem algum feedback para dar, sinta-se livre para responder o e-mail ou nos mandar mensagem nas redes sociais. Vamos adorar ler!

Aproveita para nos seguir no Instagram e no Tiktok (@revolucao.ai)!

Tenha uma ótima semana e até segunda!