É bem verdade que para conquistar objetivos diferentes você precisa agir de forma diferente.
É bem verdade que para conquistar objetivos diferentes você precisa agir de forma diferente.
Afinal, se o que você tem hoje é um corpo no qual não se sente bem e uma saúde que não lhe atende, significa que, provavelmente, por algum tempo você colecionou hábitos que não são interessantes.
Parece óbvio que é preciso mudá-los, então, correto?
E será que o "comer doce" entra nesse hall de hábitos que precisam ser mudados?
|
|
Sim e não.
Calma, te explico...
Muitas vezes, o paladar mais voltado para o sabor doce é apenas resultado de um hábito construído por anos.
Se você tem vontade de comer doce TODOS os dias depois do almoço, por exemplo, isso é um hábito. Você se condicionou a fazer isso todos os dias.
Existem outras coisas que influenciam na sua construção (falaremos disso em um momento oportuno) mas, em suma, é um hábito e, portanto, é possível e é preciso mudá-lo.
E não, não é preciso excluir o doce por completo para fazer isso.
Isso porque, veja bem e grave: o processo de emagrecimento não é um sprint. É uma maratona.
|
mas sobre fazer o suficiente por toda a sua vida.
Calma, te explico de novo – e vou explicar bem para que você não saia daqui achando que é para se esforçar o mínimo.
Vamos supor que você precisa construir um muro para a sua casa. Temos 2 cenários possíveis:
1. Você vai ficar o dia inteiro construindo esse muro, dando o seu máximo. No entanto, por dar o seu máximo, você entra em exaustão depois de 2 horas. Não só você não conseguirá continuar o trabalho nesse dia, como no outro também não, porque está com o corpo todo dolorido e cansado de um esforço tremendo.
Acaba que, por empreender o máximo de esforço possível em um curto período de tempo, a "obra" terá que ficar pausada pela próxima semana, para que você se recupere e consiga voltar.
2. Você vai construir aos poucos, todos os dias, para que o muro esteja pronto em 5 dias. O que você vai fazer nesses dias é o suficiente para que você não se desgaste além do necessário nesse período, queira continuar, curta o processo e, mesmo assim, alcance o que você quer: ter o muro construído.
Volte e leia o que está em amarelo.
O suficiente não é, portanto, o seu mínimo. Não é a zona de conforto.
É a quantidade de esforço suficiente para que você não queira desistir e, ainda assim, esteja indo em direção ao resultado que você deseja.
Não é sobre fazer pouco. Não é sobre não dar o seu melhor.
É sobre se esforçar de maneira INTELIGENTE.
|
E, é claro, o suficiente é diferente para cada um. E, ao longo do tempo, você consegue expandi-lo para que consiga se esforçar cada vez mais dentro dessa "faixa".
em deixar de fazerem fazer mais do que se precisa.
Portanto, a resposta para a pergunta inicial "como parar de comer doce?" é, na verdade, uma nova pergunta: por que parar de comer doce?
Não é preciso parar. É preciso saber quando e quanto comer.
No próximo texto sobre esse assunto, trarei dicas práticas para te ajudar a fazer isso. Por enquanto, volte e releia esse sempre que precisar. Internalize o que está aqui.
Se você chegou até o fim, me conta no direct do insta, vou amar saber.
Um beijo e até semana que vem <3
|