A cultura do "entreterimento"
6
3

A cultura do "entreterimento"

O ser humano precisou, durante toda a sua história de algum tipo de passa tempo, que atingisse três pilares basicos. 

Vinicius H. L. Brum
3 min
6
3

Um pouco de história e de reflexão meu jovem PADAWAN (Padawan significa aprendiz, iniciante, e é um termo utilizado nos filmes Star Wars.)

O ser humano precisou, durante toda a sua história de algum tipo de fuga da realidade momentânea, que atingisse três pilares fundamentais

Pouco gasto de energia, microdoses de dopamina e por último mas não menos importante, o CONTROLE SOCIAL.

Na Roma Antiga usavam pão e circo, mas antes disso, indígenas usavam rituais e conto de histórias para "encantar" as populações e limitar suas experiências(como é o caso de lendas que amedrontavam moradores para não fazerem certas práticas), em estados modernos, o acesso restrito ao conhecimento também se fez presente e involuiu o pensamento crítico e a busca por visões secundárias de algum assunto.

Partindo desse princípio, presente em literalmente toda as comunidades mundo a fora podemos perceber uma crescente passividade, mesmo com cada vez mais acesso a informação. Mas a pergunta que fica: essa passividade é induzida ou realmente estamos ficando cada vez mais acomodados? 

E a resposta acaba sendo correta nos dois casos, claramente estamos cada vez mais acomodados pela vida moderna, cada vez menos esforço e uma sensação de domínio de todo o conhecimento na palma da nossa mão. Massss por mais que isso seja verídico, o fato de que os veículos de informação e formadores de opinião estarem aprendendo cada vez mais sobre comportamento humano, algoritmos cada vez mais adaptados a desejos instantâneos do nosso subconscinte me assusta um pouco (para não dizer muito).

Tik tok, demora cerca de 6 minutos para mapear nossos gostos baseado em tempo de tela em diferentes tipos de vídeos, velocidade com que arrasta para cima, tipos de pessoas que aparecem na sua tela. Ifood usa de mecanismos de gatilho baseado em descontos e cupons em horários estratégicos do dia para nos instigar a buscar o mais facil. Jornais que usam de estrátegia de escrita para causar medo, espanto, angústia, sobrecarregando nosso cérebro de doses significativas de hormonios de alerta simplesmente pelo fato de dar mais dinheiro e audiência. Jovens que cada vez mais acham que sabem de tudo e não estão dispostos a investir seu tempo em experiências que a longo prazo geram grandes frutos, simplesmente pelo falo de que- as microdoses de dopamina diária- fazem mais sentido do que qualquer outra maneira de entreterimento.

Pegamos como outro exemplo: TODOS QUE PRATICARAM ALGUM ESPORTE BUSCANDO O ALTO NÍVEL NA INFÂNCIA ENTENDEM OS PONTOS VANTAJOSOS DE TAL PRÁTICA, então será que não existe nada de errado em cada vez menos competitividade no esporte? Fato que comprovadamente gera mais evolução pessoal. 

Agora chega de papo furado, se você chegou até este ponto do texto, você percebeu que dentro deste texto usei de mecanismos da linguagem para gerar angústia e receio, alertando sobre um furuto perigoso.

Mas como são poucos jovens que terminam textos com mais de 30 caracteres, digo que você é um vitorioso e que independente do cenário que hoje você está inserido saiba: NUNCA ESTEVE TÃO FÁCIL SE DESTACAR.

INVISTA EM EXPERIÊNCIA E GERE VALOR PARA AS PESSOAS CERTAS! VOCÊ NÃO É SÓ MAIS UM NA MULTIDÃO.

E é com esse sentimento que quero deixar minha primeira publicação aqui e digo: tem muito mais por vir. 

SEJA BEM-VINDO A UM AMBIENTE DE EVOLUÇÃO EM TRÊS NOVOS PILARES DE RIQUEZA.

RIQUEZA HUMANA, VITAL(SAÚDE) E FINANCEIRA!