Loading...Loading...
90

Bach e os Concertos de Brandenburgo

By Gesiel

Last update at 06/03/20214 Min.

Os períodos da música erudita estão delimitados conforme os estilos, padrões e gêneros de composição de cada época, e é inegável que os sucessores se utilizavam e aprimoravam as invenções musicais do período anterior.
O primeiro período vastamente documentado foi a renascença (1450 – 1600), antes dele tivemos o período medieval que durou cerca de 1000 anos (450 – 1450) período em que se fundou as bases da harmonia. Claro que havia música antes disso, mas não houve peças e produções musicais para determiná-lo como período, sendo apenas conhecido como “música na antiguidade” (antes de 450).
Após a renascença iniciou-se o período barroco (1600 – 1750), e com ele a consagração da harmonia em contraponto e polifonia, em gêneros e estilos de composição que, se não foram inventados neste período, foram trabalhados ao extremo da perfeição. 
Na música vocal se destacam o oratório, a paixão, a cantata e a ópera, com suas aberturas italianas ou francesas. Na música instrumental aparecem a fuga, o prelúdio coral, as suítes, e a sonata barroca, de câmara ou de chiesa.
À orquestra acrescentou-se instrumentos como flauta, oboé, trompa, fagote, e tímpano, ampliando as possibilidades na composição de peças conhecidas como concerto, que poderia ser fino ou grosso. O primeiro era idealizado para um instrumento solo em contraste com a orquestra. O segundo era uma peça para alguns instrumentos contra uma orquestra, destacando-se neste estilo nomes como Corelli, Haendel, Vivaldi e Bach com composições magistrais que conhecemos hoje como “Concertos de Brandenburgo”.
Johann Sebastian Bach nasceu em 21 de março de 1685 na cidade de Eisenach. Filho mais novo de um verdadeiro clã de músicos e compositores, logo na infância se dedicou ao violino, viola, cravo e órgão, neste último tornou-se também um conhecido construtor e afinador, ofício que adquiriu com seu irmão mais velho Johann Christoph com quem foi morar em 1695, na cidade de Ohrdruf, em decorrência da morte de seus pais.
Alcançou um relativo sucesso ao estudar latim, grego e teologia, pois estas culturas lhe abriram portas que a música somente não lhe abririam.
Seu primeiro emprego foi em 1703, como organista na igreja de Arnstadt, onde também se casou, com sua prima Maria Bárbara.
Em 1708 muda-se para Weimar a fim de trabalhar para o duque Wilhelm Ernst, mas por insatisfação salarial, em 1717, aceita trabalhar em Cöthen para o príncipe Leopold Von Anhalt-Cöthen.
Como decorrência da insatisfação de seu pedido de demissão, o duque de Weimar manda prendê-lo por um mês antes de liberá-lo para a corte de Cöthen.Em 1720 morre sua esposa Maria Bárbara com quem teve sete filhos, e no final do ano seguinte casa-se novamente, agora com a soprano Anna Magdalena com quem vai viver até o fim de seus dias. Com ela terá mais treze filhos.
E com uma família tão grande e com vinte filhos em fase de formação, Bach precisa pensar em melhorar seus rendimentos e proporcionar uma melhor educação cultural para sua prole. Cöthen agora era pequena para alguém que começara a gozar os frutos de tão grande fama musical entre as cortes alemãs, os mecenas da época.
Aproveitou-se então para fazer contatos com outros empregadores, e na forma de propaganda e carícias ao ego da nobreza, voltou a trabalhar em um antigo projeto musical a muito adormecido, uma série de concertos que agora seria endereçada ao marquês de Brandemburgo.
Provavelmente os dois nunca se conheceram pessoalmente e, embora oficialmente estas peças nunca tiveram este nome, tomou-se o seu destinatário para nominá-las, tornando–as assim conhecidas.
Bach escolheu o concerto grosso, um grupo contra uma orquestra, para trabalhar uma série de seis concertos.
Concertos são obras escritas para instrumento solo, ou conjunto de até três instrumentos, com acompanhamento orquestral. Cada movimento era trabalhado de maneiras diferentes em suas formas. Comumente era feito em três, o primeiro rápido, o segundo lento e o terceiro rápido, mas o concerto número 1, e único desta série, foi escrito com quatro movimentos. 
Embora o marquês de Brandenburgo não se comoveu a ponto de levá-lo para Berlim, seu trabalho surtiu resultados e em 1723 muda-se com sua família para Leipzig, onde após ser preterido por vários concorrentes, acaba se tornando o mestre de capela e diretor musical do colégio da Igreja de São Thomas, o mais importante posto que um músico da época poderia ocupar.
Em Leipzig Bach compôs várias obras como oratórios, concertos diversos, cantatas, peças corais, fugas, contrapontos e composições para cravo.
É nesta cidade que vai viver até 28 de julho de 1750, quando aos 65 anos um derrame o levaria desta vida, mas, pela obra que deixou, seu nome não se apagará na história da música. 
Para saber mais sobre os períodos da música erudita este blog pode te ajudar com os seguintes artigos:
E não deixe de assistir os vídeos sobre estes assuntos no canal "No Tempo da Música"
REFERÊNCIAS: