Quem derrubou o dolar?
0
0

Quem derrubou o dolar?

Queda da moeda americana pegou os especialistas de surpresa nas ultimas semanas, mas o que causou sua perda de valor?

João Vitor Vasconcelos de Araujo
4 min
0
0
Benjamion Franklin procurando quem deu uma rasteira nele
Benjamion Franklin procurando quem deu uma rasteira nele

O dolar, que a poucos meses era negociado a quase R$ 6,00, apresentou nas últimas semanas uma forte queda chegando a ser negociado ao valor de R$ 4,76 nesta ultima quarta feira. O movimento surpreendeu especialistas que esperavam uma valorização da moeda, principalmente após a recente tendência de alta dos juros nos Estados Unidos e também devido a Guerra entre Ucrânia e Russia que está ocorrendo na Europa.

Em um cenário normal, estes fatores contribuiriam para a valorização do dolar quando comparado ao real, não só pelo maior risco de capital internacional, mas também pela maior atratividade dos investimentos no Estados Unidos. Entretanto, fatores internos da economia brasileira e algumas nuances do contexto da guerra na Ucrânia mudaram o rumo do fluxo cambial, permitindo que o real recuperasse parte da força que perdeu nos ultimos anos. Aqui falarei um pouco sobre as causas da queda do dolar e também se acredito que ela se sustenta em longo prazo.

Selic nas alturas

Talvez a principal causa dessa recente valorização do real é a gradual alta de nossa taxa base de juros. A taxa Selic se manteve baixa ao longo da pandemia, chegando a incríveis 2%(!!!), porém a baixa se mostrou insustentável e logo mais o Banco Central se viu obrigado a subi-la novamente chegando ao atual patamar de 11,75% a.a. O aperto monetário vem para tentar combater a inflação que teve uma alta considerável no ultimo ano.

Taxa Selic ao longo dos anos, fonte: Banco Central do Brasil
Taxa Selic ao longo dos anos, fonte: Banco Central do Brasil

Com este ultimo aumento nossa taxa base se tornou a segunda maior taxa real de juros do mundo, perdendo somente para a taxa russa. Para o investidor internacional isso se tornou uma oportunidade de aporte de capital o que, consequentemente, levou a uma maior entrada de dolares em nossa economia, auxiliando na valorização do Real. O aumento dos juros para a atração de investimenstos é um tradeoff, apesar de a entrada de capitais externos aumentar, aumenta também o custo de capital interno, o que dificulta o crescimento do país. A alguns meses atras falei um pouco sobre a possibilidade de o Brasil se ver nessa armadilha, de maneira similar a o que aconteceu com o México no passado. Espero estar errado...

Bovespa barata + Alta das Commodities

A segunda causa combina 2 variaveis que, em um momento de alta nas commodities, tornam-se extremamente atrativos aos investidores: bolsa barata e alta concentração de empresas negociadoras de commodities. Nos final do ultimo ano foi possivel observar uma fuga dos investidores da bolsa, acompanhando a alta dos juros, dessa maneira, a bolsa se desvalorizou abrindo espaço para que os investidores estrangeiros também fizessem suas aplicações nela. Do ponto de vista deles, estamos em um momento de menos riscos que países similares e por isso podemos dizer que estamos "mais baratos" 

Até onde isso se sustenta?

Considerando as recentes falas do presidente do Fedaral Reserve, o Banco Central Americano, Jerome Powell, sobre a possibilidade de elevar os juros, eu diria que não muito... A perspectiva de alta dos juros por parte do FED é uma ameaça ao rendimento das bolsas de valores mundo a fora, uma vez que representa melhor rendimento a um baixo risco na moeda mais forte do mundo. Combine isso à possibilidade da resolução no conflito na Ucrania, ja em curto prazo, que poderia levar a uma queda no preço das commodities e temos em nossas mãos uma inversão de cenário que não só prejudicaria o desempenho da bolsa, como também poderia resultar em uma fuga de capitais rumo aos Estados Unidos que custaria nossa estabilidade cambial. É importante seguir otimista, principalmente com a tendencia de valorização, mas devemos sempre ficar atentos aos sinais que o mercado nos dá para assim não acabar nos iludindo em meio a um momento de euforia.


Se gostou do texto e que saber mais sobre temas como: política, economia e liberalismo. Se inscreva no canal no botão abaixo para receber os próximos textos diretamente no seu Email! Eu sou João Vitor Araujo e esse foi mais um texto da Dutconomics.

Follow my Channel