Hoje é dia de Tecnologia, bebê!
0
0

Hoje é dia de Tecnologia, bebê!

Um dos maiores festivais de música está de volta ao presencial -- e veio com tudo! Confira aqui as inovações do Rock in Rio 2022.

Echoa | The Creator's Land
5 min
0
0
Email image

  Toda terça-feira, às 21h, lançaremos a nossa News -- ou metade dela.  Isso porque, na terça, vamos abordar um assunto, e toda quinta-feira, no mesmo horário de sempre, vamos discutir sobre ele.  E não estarei sozinho! Na companhia de especialistas e embaixadores da Echoa, você vai encontrar uma news novinha em folha com a opinião de quem sabe.  E falando em diminutivo, eu te falei das rapidinhas? Então deixa eu te contar rapidinho: toda sexta-feira lançaremos um short pra comentar o que mais rola na Creatorsfera.   Tá bom pra vocês, @creators? Epa, creators, vírgula!

Como diria Ivy Moraes, sim, ele voltou! Mas é muito melhor que o castigo do Monstro: é o Rock in Rio!

Da série ˜"memes que envelheceram bem", esse é um dos melhores pra mim.
Da série ˜"memes que envelheceram bem", esse é um dos melhores pra mim.

Depois de uma pandemia inteira, o Rock in Rio 2021 que se tornou 2022 chegou -- e começa em alguns dias. Além de uma line-up incrível, com Justin Bieber, Demi Lovato e Dua Lipa, o festival veio para entregar não somente música -- mas experiências incríveis.

Como parte disso, a tecnologia tomou lugar de destaque. As edições anteriores não foram diferentes; Em 2019, o evento proporcionou espaços disruptivos, com intervenções artísticas permeadas de digital e atrações pra lá de divertidas, como a famosa montanha-russa e a tirolesa.

Contudo, 2019 é um mundo completamente diferente de 2022. Não somente pelo atravessamento da pandemia, mas porque a tecnologia avançou bastante em pouco mais de 3 anos. Na mesma linha, popularizaram-se termos bastante citados por nós, como Metaverso, NFT, 5G e Web 3. E a edição desse ano ficaria de fora disso? Claro que não.

O investimento em tecnologia chamou atenção desde o princípio. Não somente por proporcionar uma experiência mais completa e imersiva aos participantes, mas também por viabilizar a participação de muito mais gente. Afinal, tecnologia também é sobre segurança! Por isso, listamos aqui alguns pontos que merecem destaque e que com certeza darão o que falar.

Yellow, o cão-robô. A essa altura do campeonato, Coragem (o cão covarde) chora copiosamente. Isso porque chega ao festival o mascote Yellow, robô com diversos aparatos eletrônicos para assegurar uma maior segurança durante o evento. O Ye (para os íntimos), é compatível com a internet 5G, de modo que a baixa latência da rede permite que ele esteja tão atento quanto um cão-farejador (ou mesmo mais).

Ele é real amarelo!
Ele é real amarelo!

Assim, os dispositivos de segurança de Ye são capazes de coletar dados do ambiente, como detecção de incêndio e eventos suspeitos, evitando riscos ao público e assegurando maior segurança pra curtir tranquilo. O equipamento é considerado por muitos o destaque tecnológico do esquema de segurança do festival. Por falar em segurança, cabe ressaltar que Ye tem também equipamentos com visão noturna e térmica, bodycams, radares perimetrais, drones e até software para reconhecimento facial. Um cão completo.

Rio In Verse. Metaverso é uma coisa que a galera vem tentando exaustivamente trabalhar (quem lembra do metaverso de centavos do BBB?). O Rock In Rio, por sua vez, não deixaria de entrar na roda também. Localizado no coração do Fortnite, a organização recriou cenários da Cidade do Rock no videogame para trazer visibilidade a história do festival. Ao todo, são 12 espaços que poderão ser percorridos por quaisquer pessoas, mesmo aquelas fora do evento.  

Email image

Ingresso digital... e NFTs? Parece bobo, mas houve uma mudança significativa na entrada do festival. Até 2019, era necessário retirar as pulseiras para entrar no evento. Num mundo pós-COVID, isso é totalmente dispensável. Assim, segundo palavras da própria organização, o Rock in Rio e a Ingresso.com desenvolveram um ingresso seguro, anticópia, 100% digital, com bloqueio de utilização duplicada e que é compatível com a grande maioria dos smartphones do mercado.

Essa é a inovação, e parece deveras simples, dado que muitos eventos já fazem isso. Mas vamos fanficar um pouco? Isso não te lembra nada? NFTs são tanto um certificado digital de autenticidade quanto um ativo financeiro de um produto comercializado. Assim, estaríamos nós diante de um ensaio para transformar entradas em NFTs? 

Email image

Nem começou e já é um tremendo sucesso. E o que dizem aqueles que estão participando ativamente da construção desse universo? Isso é papo pra outro dia... Quinta-feira, pra ser mais específico! hehe


🧙🏻‍♀️ Sophia disse...

... que pra fazer um evento desses precisa de muita coisa, mas uma das mais importantes é saber gerir. A magnitude do Rock in Rio é colossal, mas gerir projetos não se limita ao macro; a gestão de projetos e a operação de processos está em tudo na nossa vida.  

Por isso, ela me indicou a leitura do Sprint: O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias. Já ouviu falar?

Email image

Segue uma sinopse da Soso: Como inovar? Por onde começar? Como montar uma boa equipe? Que forma terá uma ideia quando for colocada em prática? São muitas as perguntas que martelam na cabeça de quem precisa tirar ideias do papel, mas já existe um caminho infalível para responder a todas elas rapidamente: o sprint. Sprint serve para equipes de todos os tamanhos, de pequenas startups até os maiores conglomerados, e pode ser aplicado por qualquer um que tenha uma grande oportunidade, problema ou ideia e precise começar a trabalhar já.

Você já conhece a Biblioteca da Sophia? Não??? Então acessa aqui que ela tá te esperando!


Queremos te ouvir, saber de você! O que está achando do conteúdo? Tem algum comentário ou sugestão? Fica a vontade pra interagir com a gente! Seja por aqui, no Pingback, ou pelas nossas redes sociais: @echoaland no Instagram e Echoa, no LinkedIn. E, claro: se inscreve para receber conteúdo novo -- toda terça e quinta-feira, às 21h!

Make a comment
Subscribe to the community