Creators, vírgula!
Creators, vírgula!
O Caso Logan Paul
0
0

O Caso Logan Paul

Se não tá fácil pra você, imagina pra quem há um ano comprou um NFT por mais de meio milhão de dólares e que hoje custa menos de 40 reais?

Echoa | The Creator's Land
5 min
0
0
<i>Ronaldo Raposo e Echoa.</i>
Ronaldo Raposo e Echoa.

Toda terça-feira, às 21h, lançamos a nossa News -- ou metade dela. Isso porque, na terça, vamos abordar um assunto, e toda quinta-feira, no mesmo horário de sempre, vamos discutir sobre ele -- e não estarei sozinho! Na companhia de especialistas e embaixadores da Echoa, você vai encontrar uma news novinha em folha com a opinião de quem sabe.

Tá bom pra vocês, creators? Epa, creators, vírgula!


Se você já ouviu falar dessa polêmica personalidade pública estadunidense, fique tranquilo pois não falaremos sobre nenhuma floresta que ele visitou. Dessa vez, o Youtuber americano viralizou por ter suas expectativas frustradas com o mercado de NFTs -- não somente expectativas frustradas, como também sua conta bancária.

No início de 2021, Logan estava bem animado com o mercado cripto. Pra não falarem que estou inventando, seguem evidências da sua admiração:

Afinal, se tá no Twitter, é verdadeiro e honesto!
Afinal, se tá no Twitter, é verdadeiro e honesto!

A entrada de Logan para o mercado cripto foi por meio dos NFTs, os famosos token não-fungíveis. Se você ainda não leu nossa news sobre o assunto, recomendo ver aqui agora. De todo modo, em linhas gerais,  NFT é um token criado em tecnologia Blockchain, o qual fornece um registro único e permite a desejada autenticidade a objetos digitais, podendo ser empregado também como a representação de algo físico, só que na rede.

No tweet, vemos a data: março de 2021. E o que estava acontecendo nessa época? Além, claro, da pandemia, o mercado de ativos digitais vivia sua segunda onda de positivismo em relação ao Bitcoin, o qual alcançou seu recorde de preço no mês seguinte. Ou seja, o Youtuber entrou no mercado de NFTs quando o setor estava em sua alta máxima, tanto de popularidade quanto de valor. Mas, como toda tendência, o a onda dos NFTs entrou no seu ciclo de estabilização -- e isso pegou àqueles que se emocionaram. 

No caso de Logan, uma de suas grandes apostas foi um item da coleção Azuki, que ele adquiriu por USD 623,000.00, cerca de 3 milhões de reais. Em outubro de 2022, esse mesmo item custava apenas USD 10.00.

Email image

Pois é, o dinheiro virou pó. E essa não foi a primeira perda do influencer: há alguns meses, Paul havia admitido ter se emocionado na hora dos investimentos, tendo perdido anteriormente USD 500,000.00 em ativos que já desvalorizaram. Mas, por quê essa desvolarização tão forte e em tão pouco tempo?

Em se tratando de NFT, podemos  afirmar que os tokens não-fungíveis são usados para criar escassez digital verificável. Eles também exigem muito poder de computação (energia) para lidar com criptografia e validação no blockchain. Os riscos também existem: estão passíveis de precificação subjetiva (com lavagem de dinheiro, excessos de alavancagem e especulação, além de possibilidade de bolhas), bem como captura de propriedade alheia e ataques do governo (restrições e monitoramento).

Isso, claro, não é condição necessária para explicar a situação, afinal, as obras de Picasso, Da Vinci, Van Gogh e tantos outros estão com valor aí até hoje. O que as diferença, justamente, é o quanto acreditamos que elas valem.  Se o mundo parar de acreditar que Monnet foi um renomado artista e todos passem a desprezar seus trabalhos, de certo que os valores das suas obras despencarão.

Email image

No caso da Coleção Azuki, retratada no caso Paul, o criador da coleção provocou a desvalorização do seu próprio produto depois de revelar que havia trabalhado anteriormente em três projetos de NFTs abandonados – e qualificados por alguns integrantes da comunidade cripto como coleções de caráter no mínimo duvidoso.

Essa declaração, somada ao fato de que o hype dos NFTs estava, de fato, passando (pelo menos no formato como a enxergamos sendo aplicada hoje), fez com que a queda no volume de vendas dos NFTs se intensificasse. Essa queda responde a uma expectativa de baixa já mapeadas anteriormente pelos especialistas desse mercado, os quais entenderam que o frisson da novidade estava se estabilizando.

Ainda assim, o início moroso das negociações de NFT em 2022 não impediu os pesquisadores de preverem que as NFTs devem crescer 4,5 vezes até 2027 para se tornar uma indústria de US$ 13,6 bilhões. Em suma, isso significa que o Logan Paul deu azar, afinal, se emocional e queimou uma largada. Ainda assim, o fracasso dele não indica que todos os demais irão fracassar -- mas sim que somente os bons irão continuar!

Email image

🤖 Tem no Ananova!

Já que falamos de Youtuber aqui, vamos de indicação de plataforma de streaming?

Email image

O Onyx é uma plataforma gratuita de monetização de livestreams, o que pode auxiliar bastante criadores de conteúdo a fornecerem conteúdos exclusivos para sua base a aumentar a receita!


Queremos te ouvir, saber de você! O que está achando do conteúdo? Tem algum comentário ou sugestão? Fica a vontade pra interagir com a gente! Seja por aqui, no Pingback, ou pelas nossas redes sociais: @echoaland no Instagram e Echoa, no LinkedIn. E, claro: se inscreve para receber conteúdo novo -- toda terça e quinta-feira, às 21h!

Make a comment
Subscribe to the community