Só depois do Carnaval
0
0

Só depois do Carnaval

Está esperando o carnaval para o ano começar de verdade? Está na hora de acordar, planejar, mudar hábitos. Vem com a gente.

Echoa | The Creator's Land
5 min
0
0
Email image

Por Ronaldo Raposo.

Se você é brasileiro e tem um pouquinho, o mínimo que seja, de procrastinação em você, sabe como é difícil engatar grandes projetos no início do ano. Isso fica ainda mais difícil com um agravante nacional: o Carnaval.

Email image

Em uma época pré-pandêmica, coisa de 84 anos atrás, essa festa era, digamos, o nosso calendário chinês: o ano começava em janeiro -- okay -- mas tudo só engatava mesmo depois de março. E não sou eu que to dizendo não: são as aulas de faculdade que começam exatamente após a quarta-feira de cinzas, e mesmo o Supremo Tribunal Federal, que começa os grandes processos após isso.

Como você e eu (infelizmente) sabemos, esse ano não tem Carnaval. Assim como ano passado não teve e todos os 84 anos sem Carnaval desde 2020. Daí, como que usa a desculpa do "resolvo depois do Carnaval"? Pois é, o dia que eu menos esperava chegou: o "depois do Carnaval" caiu em desuso.

E não pense "coitado dele, o ano já começou estourado", porque eu sei. E (mais uma vez, infelizmente) eu sei muito. Falamos sobre o 2k22 outbreak nas últimas News. Mas, não dá: início de ano é um bicho chato e complicado, e toda desculpa para procrastinação é pouca.

Email image

Mas, chega de negatividade -- começar assim não é muito profícuo (aprendi essa palavra essa semana e to tentando incorporar no meu vocabulário, rs). E se,  somente e se, nessa semana que traz o grande e festivo fevereiro, a gente olhasse para essa situação com outros olhos?

Pois então, vamos lá. Apesar de eu ser fortemente contra resoluções (e se você não sabe o porquê de eu falar isso, lê essa News aqui), eu sou totalmente a favor de adquirir novos hábitos -- incluindo mudanças de pensamento. Se tem uma coisa que eu to buscando mudar é a minha mentalidade sobre produtividade: dosando para não ser workaholic, e buscando render com qualidade.

Por isso, quando penso no "só depois do Carnaval", vejo como essa cultura faz mal. Sabe aquela do "o tempo é agora"? É clichê, mas é muito real. Tem TANTA coisa acontecendo, que precisamos de tempo para processar tudo. Deixar para depois, acumulando essa quantidade toda de informação... O resultado é certo: o caos.

Email image

E se tem uma coisa que eu não quero esse ano é mais surto. Já não bastam essa pandemia sem fim e as eleições batendo à porta. Sendo objetivo, essa News é um conselho: exclua todos os "só depois do Carnaval" que existem nas múltiplas áreas da sua vida. Temos muito a fazer -- e você sabe disso. Não vamos ficar para trás. Até porque, quando o Carnaval passa, sabe o que vem? A ressaca. E se tem ressaca pior que a sensação de "podia ter feito isso/aquilo", eu desconheço (mentira, conheço sim: vodka).

Então, aproveitando que o Carnaval esse ano nem vai rolar, bora focar nos nossos projetinhos? Eu já adianto: tô tirando um projeto do papel, e tem novidade vindo aí -- mas isso é assunto para News de semana que vem, rs.

PS: 2023, galera. Ou, quem sabe, no segundo semestre deste ano. Quanto a data, eu não sei. Mas uma certeza eu tenho: o Carnaval vai voltar. Enquanto eu aguardo ansioso por ele, seguirei trabalhando internamente para que o "Só depois do Carnaval" vire, somente, o nome do bloco da Echoa, e nada mais.

👤  A BLOGUEIRA DO CARNAVAL

Email image

Se tem uma coisa que eu amo do Carnaval, são os lookinhos. Eu, bom carioca sagitariano com ascendente em peixe (fuleiro, porém organizado), sempre criava meu script com roteiro dos bloquinhos da cidade, pensando no visual de cada dia (às vezes com troca de roupa no mesmo evento, para dar aquele tchan). E se tem uma pessoa que entende disso, é a Carol Burgos.

Dona e proprietária na empresa @lojaprosa, Burgo é a detentora das fantasias mais fashionistas que tem (fonte: eu mesmo). Nesta página do Pinterest você encontra algumas das suas criações. Sim, é para dar saudades mesmo, hehe.

📚  RONALDICAS

Se tem uma coisa que eu tô hoje, essa coisa é clichê. E nada mais clichê quando se fala sobre procrastinação que o método Pomodoro.

Email image

O método é bem simples: consiste em ser produtivo ao máximo por 30 minutos e, depois, fazer uma pausa de 5 minutos. Todas as suas distrações devem ser deixadas para os intervalos. Isso faz com que você aproveite melhor seu tempo e mantenha o foco nas tarefas.

Existem várias ferramentas online para isso, tanto no Android quanto no IOS. Além disso, é tão fácil que você pode programar usando qualquer cronômetro. Lembre-se: não é porque é clichê que não é bom, rs.

🏞️  O QUE MAIS ROLA NA CREATORSFERA...

  • Metaverso criando (no sentido literal de criar) empregos. Com uma mobilização tão intensa de diversos setores e áreas, estudos mostram que a construção do Metaverso envolve também o surgimento de novas profissões. Na matéria linkada você verá uma lista com 10 empregos que surgirão até 2030. Sempre bom saber, né, rs.
  • E por falar nele, como se organiza um evento lá? Essa foi a pergunta que o pessoal da cápsula buscou responder, e a leitura é bastante interessante!
  • Elon Musk no Brasil??? Calma -- tecnicamente, sim, rs. A Starlink, projeto de desenvolvimento de constelações de satélites em andamento da SpaceX, recebeu aval da Anatel para vender internet via satélite aqui. É um começo.

Lembrete: se você estiver gostando do conteúdo que está lendo, lembra de indicar pra galera — Isso ajuda demais a gente! Agora sim, tchau! 🚀

Compartilhar conteúdo