9 coisas que você precisa saber antes de empreender
3
0

9 coisas que você precisa saber antes de empreender

Antes de dizê-las, é importante que você entenda que você precisa de constância para conseguir construir aquilo que almeja. Empreender é um processo doloroso e se você não tiver consistência, não vai conseguir chegar muito longe.

Erick Sugimoto
5 min
3
0

Antes de dizê-las, é importante que você entenda que você precisa de constância para conseguir construir aquilo que almeja. Empreender é um processo doloroso e se você não tiver consistência, não vai conseguir chegar muito longe.

Email image

Pense que a consistência gera juros compostos para a nossa vida. Acordar no mesmo horário todos os dias, fazer o que deve ser feito diariamente e dar conta do trabalho são elementos que constroem o caráter e a pessoa que você deseja ser no futuro. 

É você definir uma meta e parar apenas quando cumprir tudo o que se comprometeu a fazer. Claro! mas sem desproporções como virar a madrugada dia após dia. Isso é uma sentença de morte. 

O que quero dizer é que você precisa cumprir aquilo que você se propôs a fazer e não negociar com a sua própria palavra. Isto porque, se não cumpre com o seu próprio discurso, como as pessoas vão confiar em você para realizar negócios!? Isso é impossível!

Outra coisa, você precisa se auto motivar e ela vem como uma pedrada e não em formato de flores. A motivação é quando você transforma toda a descrença que os outros pensam sobre as suas metas em combustível para chegar cada vez mais perto do futuro almejado. 

Sempre pense em construir um tijolo por dia. Pensar nesse único tijolo por dia vai te ajudar a ter motivação  para construir o muro gigantesco. Esse muro gigantesco é o seu resultado. Esse resultado vai te levar para outro nível. 

Tenha motivos para seguir em frente

Ao longo de um tempo, o empreendedor abre mão de muitas coisas que o tentava no curto prazo. 

É óbvio que quando ele abdicasse de festas nos finais de semana, estaria abrindo mão de ter ótimas experiências com seus amigos e, de fato, poderia estar perdendo a oportunidade de ter conhecido uma pessoa interessante com quem poderia se relacionar. 

Talvez, de fato, ele tivesse deixado de aproveitar a sua própria juventude, abandonando o que seus amigos da mesma idade gostavam de fazer.  Talvez, ele estaria perdendo aquilo que muitos falam que ‘só se vive uma vez’ e que esse tempo não volta mais. 

Mas, o empreendedor tinha muito claro em sua cabeça o que queria e não iria descansar até conseguir. Ele sabia que o trade off (troca) seria abrir mão no curto prazo dessas satisfações para que no longo prazo ele tenha tudo o que quisesse. 

Ele tem a crença absoluta de que aquilo vai dar certo. Não importa o que teria de abster para alcançar a única coisa que lhe importa. 

1. Não foque na ideia e sim no problema

Empreender é um processo de tentativa e erro. É necessário errar várias vezes para recalcular a rota. 

Se você ficar preso em uma ideia, quando for mudá-la, seu negócio já acabou. 

Mas se você se tornar um profundo conhecedor de um problema, terá ideias para solucionar aquilo. A diferença é que se a sua ideia não funcionar, você pode trocá-la por outra. 

Além disso, o conhecimento que você possui sobre o problema se mantém. Isso é diferente se ficar preso apenas na ideia. 

“O problema é o início do caminho do empreendimento. Com o tempo as ideias vão surgindo. Algumas delas nascem e morrem, ao passo que outras persistem para mostrar que possuem bons resultados para o problema."

2. Aprenda o quanto antes a controlar o seu ego 

Se você construir sua imagem diferente da pessoa que você é na vida real, essa mochila vai ficar cada vez mais pesada. Com o passar do tempo, esse personagem que você criou vai pesando progressivamente, chegando ao ponto de atrapalhar a sua produtividade. 

Demonstre suas fraquezas e vulnerabilidades. Seja você mesmo. Isso facilita na sua jornada de empreendedor. 

3. Você precisa se acostumar a ser seu próprio motivador. 

Já disse sobre isso no começo do texto, mas é super importante frisá-lo pela sua grande importância. Não tem como você terceirizar isso, já que empreender é um processo solitário. 

A maioria das pessoas traçam suas vidas em cima do que já acontece, em cima da cultura já bem estabelecida em que vivem. 

Isso é diferente para o empreendedor, já que ele tem o objetivo de sair do status quo: fazer diferente. Assim, terá que trabalhar muito mais. 

Email image

4. Controle a ansiedade

Pegue o que você sabe e vá viver isso na prática. 

5. Tenha um bom advogado e um bom contador 

Esses profissionais são muito estratégicos para alavancar o seu negócio.  

O operacional da empresa já vai tomar muito do seu tempo e você não vai conseguir lidar com questões contábeis e jurídicas sozinho.

6. Você precisa saber vender 

Você precisa estar no front e saber as técnicas de vendas. 

Email image

7. Procure por um mentor de forma organizada.

8. Coloque seu custo de vida dentro da captação de recursos.

9. Você só vai ter uma empresa de verdade quando você tirar a primeira nota fiscal. 


Espero que tenha gostado desse breve resumo. Vou deixar outros textos sobre o mesmo tema aqui embaixo. Acredito que possa te ajudar:

Empreender grande desde pequeno: Dicas antes de abrir seu negócio

Círculo de ouro de Simon Sinek: O que seria?

Os piores dias são os mais importantes para nosso progresso?

Como encontrar batalhas em que posso vencer?