Como gerar equity na empresa?
3
2

Como gerar equity na empresa?

Vejas dicas para criar equity na empresa por meio da escala/crescimento do seu modelo de negócio. Entenda o que é equity e os seus exemplos no mundo atual. Fazer MVP e ser franqueado são umas das formas de gerar equity na empresa. 

Erick Sugimoto
6 min
3
2

Vejas dicas para criar equity na empresa por meio da escala/crescimento do seu modelo de negócio. Entenda o que é equity e os seus exemplos no mundo atual. Fazer MVP e ser franqueado são umas das formas de gerar equity na empresa. 

Email image

Já ouviu falar naquela frase: empreender é a mesma coisa que você está olhando na frente de um abismo enquanto você come vidro quebrado? É uma frase forte, já que demonstra que empreendedorismo não é aquela romantização que se vende nas redes sociais. Você tem que tá muito afim pra fazer acontecer. 

Essa frase é do Elon Musk e ela menciona o abismo porque, no começo, você não sabe que rumo o seu negócio vai tomar. Além disso, é vidro quebrado porque a dor/sofrência é absurda. São muitas variáveis e muitas incertezas que podem fazer com que seu negócio seja massacrado pelo mercado. 

Apesar dessa montanha que parece ser intransponível, uma maneira de você mitigar tombos e conseguir chegar mais próximo ao que é considerado ideal para o seu negócio é saber gerar equity. É sobre isso que este texto irá tratar. 

Você vai encontrar os seguintes tópicos:

  • O que é equity? 
  • Um exemplo de equity na prática;
  • Como gerar equity na empresa?
  • Ser franqueado é uma forma de gerar equity;
  • Criar seu negócio com o MVP é uma forma de gerar equity. 

O que é equity? 

Equity é o produto da valorização da participação acionária da sua empresa. Em uma linguagem mais clara, é fazer com que o seu negócio ganhe escala e, assim, convencer os fundos a comprarem a sua empresa. Um exemplo disso seria patentear ideias e licenciá-las para ganhar royalties. 

Um exemplo de equity na prática.

O exemplo mais claro que vi sobre equity seria as redes sociais. Estas são ruins para aqueles que não sabem fazer o bem delas. Mas são peças de ouro para gerar escala. A exemplo, uma pessoa que faz lives consegue falar com várias pessoas ao vivo. 

Presta atenção nessa sacada: a live tem duração de uma hora. Digamos que existam 5 mil pessoas assistindo. Quando você dedica uma hora da sua vida, ela está sendo passada para 5 mil horas de cada pessoa que está assistindo a live. Esse é o poder das redes sociais. 

Agora imagine você produzindo conteúdo nessas redes. 

Você só tem 24 horas por dia e 7 dias por semana. Quando você começa a produzir conteúdo como parte de seu mecanismo de encontrar clientes e influenciar o processo de decisão deles, você passa a ter muito mais que 24 horas. Até quando você estiver dormindo, você estará influenciando as pessoas. Conteúdo é a porta de entrada para fazer grandes modelos de negócio no futuro. 

“Conteúdo é a primeira coisa na história que escala o tempo de influência de uma pessoa. Isso é muito poderoso. Mas não adianta produzir conteúdo. Você precisa produzir o conteúdo certo. Você precisa entender a pessoa para quem você está produzindo. Você precisa ter mais informações sobre o seu cliente/persona (Rapha Avellar - Podcast café com ADM).”

Essa é uma das formas de criar equity. 

Como gerar equity na empresa?

  Existem várias formas, algumas delas são as seguintes:

  1. Agregar valor; 
  2. Inovar; 
  3. Tornar-se um franqueado;
  4. Criar seu negócio com o MVP.

Quando digo 'agregar valor’ significa facilitar a vida das pessoas. O dinheiro vem quando o problema que você tem acaba sendo um problema que muitas pessoas também possuem. Desse modo, a quantidade de patrimônio que você conquista é proporcional à quantidade de pessoas que você ajuda e ao tamanho do problema que você resolve. 

Isto posto, inovar não precisa fazer algo novo. Pode ser fazer a mesma coisa de maneira diferente.  Pense em coisas que as outras pessoas estão fazendo e que estão ganhando muito bem. Faça a mesma coisa de um jeito diferente. Esse será o seu diferencial. 

Você precisa ir onde as pessoas estão. Se elas estão no digital e você não está, você está fossilizado. Ainda mais, não pense que você será só mais um e que não conseguirá competir com grandes players que já estão há muito tempo atuando no nicho que você almeja.  

Nessa gama de pessoas no mundo, ninguém é igual ao outro. Cada um teve e tem experiências diferentes na vida. Isso resulta em um diferenciação que ninguém consegue copiar. 

Ser franqueado é uma forma de gerar equity

Isso porque nesse modelo de negócio é possível ter previsibilidade de receita. Isto quer dizer que você irá saber que daqui x meses irá ganhar x reais. Com isso, é possível trazer esses valores para o presente. Quando você faz isso, tem-se o valuation da empresa. 

Um exemplo disso seria um modelo de assinatura: há uma previsibilidade do quanto essas pessoas vão te pagar nos próximos meses. 

Sendo assim, haverá uma taxa de churning (taxa de rotatividade), que é o percentual de pessoas que vão sair do seu negócio. Haverá também uma taxa de crescimento. 

Todas essas variáveis são trazidas para o valor presente quando fazemos o valuation da empresa. Pegue todas essas variáveis e desconte a uma taxa de juros avençada, já que x reais no futuro vale menos que x reais no presente (a moeda sempre é desvalorizada ao longo do tempo). Feito isso, você tem o valuation do seu negócio. 

Com o valuation do negócio, você sabe que 100% da sua empresa vale tanto. Se 100% vale tanto, você pode vender 20% por 20% de tanto. 

Email image

Criar seu negócio com o MVP é uma forma de gerar equity 

De forma bem resumida, o MVP funciona da seguinte forma:

  • Coloque seu protótipo no mercado;
  • Colha feedbacks;
  • Depois que fizer os ajustes e você começar a ter um bom fluxo de caixa, comece a contratar pessoas para fazer aquilo que você faz (delegar).

Com isso, você gera escala (ganha mais, fazendo menos), já que terá pessoas tocando o operacional do seu negócio, o que dará mais tempo para pensar na estratégia como, por exemplo, se irá abrir um espaço físico na região tal. 

Quando você consegue criar um negócio sistematizado (uma máquina de dinheiro) que gera consistentemente com processos padronizados você cria um funil. No meio e final do funil você tem a venda de produtos ou serviços específicos para clientes que compraram de você no primeiro momento (isso se chama funil de preços).

O que é funil de preços? Funil de preços é quando você faz upsell, down sell, cross sell, e aumenta o LTV (valor que o cliente agrega para o seu negócio durante o tempo de vida útil como consumidor). Com isso, você aumenta o seu equity. 

  • Você precisa ter um sistema padronizado para colher clientes para eles entrarem no seu negócio. Mas saiba que as maiores dores de cabeça estão na captação de clientes e as maiores rentabilidades estão na manutenção deles.
  • As melhores pessoas para comprarem o seu produto são aquelas que já estão dentro do seu negócio. São aquelas que já gostam de você, confiam no seu produto e trabalho. Elas já são propícias a comprar, uma vez que já te conhecem, então é mais fácil trabalhar com  upsell, down sell, cross sell. 

E então! Gostou de aprender um como sobre Como gerar equity na empresa? Recomende este texto clicando no joinha. 

Isso ajuda muito no aprendizado e na disseminação do conhecimento. Acredito que quando compartilhamos o que sabemos, mesmo que seja considerado pouco, colaboramos muito para o crescimento do outro. 

Caso queira continuar essa conversa comigo sobre esse assunto, este é meu Linkedin: Erick Sugimoto.