#175 The Future 100 2023
0
0

#175 The Future 100 2023

Os principais pontos de marketing e tecnologia do tradicional relatório de tendências da WT Intelligence

Gabriel Ishida
3 min
0
0

#TBT é a edição #127, onde temos os destaques do The Future 100 de 2022.

Email image

Saiu a edição 2023 do tradicional estudo da WT Intelligence sobre as tendências desse ano. The Future 100 lista as 100 tendências para 2023 e sempre gosto de trazer os que considero principais dentro das áreas de tecnologia e marketing. Abaixo o que selecionei:

Email image

Evolução do metaverso

A aposta da WT é o investimento crescente em tecnologia para realidades virtuais (VR) e realidades aumentadas (AR). O CEO da Apple (Tim Cook) acredita que a AR será parte integral do dia a dia dos usuários e a Meta e Google investirão pesado (36 bi e 39 bi dólares, respectivamente) em seus laboratórios relacionados.

Ponto importante aqui é que essa expansão do metaverso afeta boa parte das previsões do estudo.

Ritualistic apps

A nova geração de aplicativos sociais estão apostando num engajamento ritualístico. Um bom exemplo é a popularização do BeReal, que cria uma rotina de atualização em momentos aleatórios do dia. Outras plataformas já estão criando suas próprias versões, como o Instagram.

Outro exemplo que enxergo é os aplicativos de exercícios físicos, onde ativam notificações para treinar na frequência que você determina.

Augmented Entertainment (Entretenimento aumentado)

Os anunciantes estão investindo em experiências mais imersivas e interativas com realidade aumentada. A Disney lançou um curta metragem chamado Remembering que tinha QR Codes que expandiam as cenas na tela do celular. Outra iniciativa é um game em Realidade Aumentada por parte da Marvel, num esquema bem parecido com Pokémon Go.

Na exposição da Pixar no final de 2022, havia também diversos QR Codes que expandiam a experiência do visitante e trazia mais informações sobre os objetos expostos.

Metamobility

As marcas automobilísticas estão investindo em assets digitais no metaverso para ressignificar a mobilidade. A Volvo lançou um carro "elétrico" virtual, já de olho na tendência de crescimento da indústria nesse mercado, que vai sair de 1.9 bi dólares em 2022 para 16.5 bi dólares em 2030.

Email image

Metatravel

As empresas de hotelaria e turismo também estão investindo em espaços virtuais. O grupo Marriott lançou o Moxy Universe, um espaço virtual para criar avatares e ter experiências físicas em realidade aumentada nas doze unidades do hotel Moxy. A Brown & Hudson lançou um serviço no metaverso para recriar experiências vividas fisicamente pelos turistas.

WEB3 Brands

As marcas já estão investindo em NFT e outros produtos digitais. Prada lançou um conjunto de NFTs que permitem ter acesso a experiências exclusivas e uma comunidade participativa dos proprietários.

Starbucks e McDonalds estão planejando colecionáveis em NFT e serviços no metaverso para proporcionar experiências virtuais e físicas.

Co-creative commerce

E-commerces estão lançando marketplaces onde o usuário pode vender seus produtos virtuais desenvolvidos em NFT e WEB3. Nike e Forever 21 lançaram soluções no metaverso onde permitem a venda de produtos virtuais e estão de olho nesse mercado de 783 bilhões de dólares projetados para 2024.

As tendências acima são mais relacionadas a nossa área, mas o estudo também contempla assuntos como Viagem, Gastronomia, Saúde, Luxo e Trabalho.

Para ver o estudo completo gratuitamente, clique aqui.


NOVIDADE DA SEMANA

YouTube lançou a primeira live commerce com a Puma

Email image

A Puma fez a primeira live commerce do YouTube durante a transmissão do jogo do Ituano vs. Palmeiras ontem (dia 25). O plano é a marca estar presente nos 11 jogos da competição que serão transmitidos no YouTube e serão vendidos os produtos Puma durante as duas horas de transmissão.

YouTube ainda possui parceria com 123 Milhas, Chevrolet, Claro e Pagbank para as transmissões.

Vi no Meio & Mensagem