Gabriel Ishida
Gabriel Ishida
#215 Benchmark de engajamento no Instagram
0
0

#215 Benchmark de engajamento no Instagram

Resultados da pesquisa da MLabs sobre engajamento e visualizações em feed, stories e reels.

Gabriel Ishida
3 min
0
0

 ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏

#TBT é a edição #200 onde listo cinco indicações de livros para analistas de dados e profissionais de marketing. Que tal começar o ano com novas leituras?

Você gosta da minha newsletter? Compartilhe em suas redes, já me ajuda bastante e fico agradecido!

Compartilhar conteúdo
Email image

A plataforma de gestão de redes sociais MLabs publicou uma pesquisa chamada Relatório de Engajamento do Instagram 2023 onde mostra dados interessantes sobre os três formatos do Instagram: Feed, Stories e Reels. A pesquisa considerou cerca de 5 milhões de publicações postadas via MLabs e fez uma diferenciação entre Creator e Empresa.

Abaixo destaco as principais informações.

Email image

Engajamento no Feed

Para a pesquisa, o cálculo considerado foi a soma das curtidas, comentários e compartilhamentos dividido pelo alcance da publicação. É importante ressaltar que boa parte das pesquisas não consideram o alcance como divisor e sim o número de seguidores. Isso influencia no resultado final, como vamos observar abaixo.

Email image

Nano perfis e Mega perfis possuem grandes taxas de engajamento de acordo com a MLabs. Em outras pesquisas (como essa da Statista), a taxa de engajamento diminui de acordo com o crescimento do número de seguidores.

Outro dado interessante é a taxa de visualização de vídeos no feed, que é a divisão entre visualizações e alcance.

Email image

Os vídeos de Mega perfis costumam gerar mais visualizações do que os perfis menores, com uma boa disparidade entre Creator e Empresa. Aqui a minha hipótese é que grandes influenciadores já conhecem os atalhos e caminhos para despertar mais interesse e retenção dos seguidores em seus vídeos.

Interações nos Stories

A pesquisa mostra as taxas de respostas, saídas, tap back e tap forward dos stories. Esses quatro são as métricas padrão dos stories, mas senti falta de Cliques (em stickers, links, etc.) e até taxa de alcance (alcance do story dividido pelo número de seguidores).

Abaixo o dado mais interessante, que é a taxa de respostas (respostas recebidas nos stories dividido pelo alcance).

Email image

Quanto maior o tamanho do perfil, menor o volume proporcional de respostas. Uma possível hipótese é que perfis menores possuem maior proximidade com sua base, o que dá mais liberdade para os seguidores enviarem respostas nos stories.

Engajamento nos Reels

Os Reels possuem taxas de engajamento superiores aos outros formatos, conforme tabela abaixo. Contudo, para Empresas, o Carrossel continua como o formato com melhor taxa de engajamento.

Email image

Minha opinião: a pesquisa trouxe respostas para perguntas bem comuns como média de taxa de engajamento por formato e número de seguidores. Creio que para uma próxima edição valha explorar mais dados de Stories e de Reels, onde senti falta de uma taxa de visualização e até taxa de retenção.

Para ver a pesquisa completa gratuitamente, acesse aqui.


NOVIDADE DA SEMANA

Saiu a pesquisa brasileira de Social Listening

Email image

Com mais de 365 respondentes de 16 estados brasileiros, a maior pesquisa envolvendo profissionais de social listening teve mais uma edição lançada. Produzida por Pedro Meirelles com apoio de Ana Talavera e Fernanda Castelo Branco, abrange tópicos como definição de social listening, locais e posições dos respondentes, casos de uso, ferramentas e entregas.

Também aponta os desafios para a área, como restrição das APIs e defesa do valor agregado nas entregas. Vale muito a pena dar uma explorada nos aprendizados e descobertas.

Link para a pesquisa completa aqui.