5 livros para um mundo de dados
0
1

5 livros para um mundo de dados

Eu particularmente gosto de livros que me dão uma visão geral sobre assuntos densos, principalmente aqueles que saem da caixinha do comum para alertar os perigos de coisas que são “hype”.

Leonardo Paes Horácio
3 min
0
1
Email image

Atualmente só se fala em dados. Data driven, data informed, data mining, data design, big data, algoritmos e por aí vai. Por isso a lista de hoje foi escolhida a dedo para ajudar você a não se perder nesse mundaréu de informações.

Eu particularmente gosto de livros que me dão uma visão geral sobre assuntos densos, principalmente aqueles que saem da caixinha do comum para alertar os perigos de coisas que são “hype”.

Por isso gostei dessas leituras, elas me mostraram que apesar de termos sim que tomar mais decisões baseadas em dados existe também alguns cuidados para lidar com eles.

Espero que essas leituras ajudem vocês como também me ajudaram!

Email image

Storytelling com Dados por Cole Nussbaumer. Os dados que você mostra e como você os mostra influencia diretamente na maneira como são interpretados. Usar uma cor vermelha entrega um ar negativo, de coisas ruins ou fora do caminho, amarelo para atenção e verdade para quando as coisas vão bem. Mostrar dados é muito, muito mais do que plotar corretamente, é contar uma história. Nesse livro Cole nos ensina boas práticas para contar histórias que façam sentido preservando a integridade dos dados.

Facfulness por Hans Rosling. Será que o mundo realmente só está piorando ou isso é o resultado da mídia explorando alguns de nossos instintos como o de separação, urgência e medo? O tema do livro é sobre como nossa visão sobre o mundo está deturpada e não é baseada em fatos. E como podemos encarar o mundo de uma maneira completamente diferente olhando para fatos comprovados por dados.

Como mentir com estatística por Darell Huff. Todas as pessoas que já tiveram câncer beberam água. Então podemos afirmar que água causa câncer? Será que além da correlação estatística existe uma relação que faça sentido? O livro é recheado de provocações e principalmente exemplos como esses, não para nos ensinar como mentir utilizando os números, mas sim, como podemos identificar as mentiras contidas neles.

Os números não mentem por Vaclav Smil. Dividido em categorias: pessoas, países, máquinas/projetos/aparelhos, combustíveis/eletricidade, transporte, alimentos e meio ambiente, nesse livro somo apresentados a diversas informações importantes baseadas em dados numéricos a respeito do mundo. Acho particularmente incrível como Vaclav consegue simplificar assuntos como eficiência energética de forma que podemos entender que tornar o mundo sustentável vai muito mais além do que carros elétricos.

Weapons of Math Destruction por  Cathy O'Neil. Dos resultados de uma pesquisa no Google à avaliação de crédito no banco, os algoritmos decidem bastante coisa sobre nossa vida e influenciam nossas decisões. Cathy traz exemplos de como esses algoritmos podem ser verdadeiras máquinas de destruição da justiça e da democracia e o que podemos fazer hoje para que no futuro possamos ter a certeza que vieses  e preconceitos não estarão incorporados dentro desses algoritmos que automatizarão grande parte da nossa vida.

Essa lista trouxe muitos aprendizados e principalmente muitas reflexões a respeito de como lidamos com dados. Foram leituras incríveis e esclarecedoras. Espero que sejam assim para você também!

Gostou de conteúdo? Não se esqueça de compartilhar com galera então!

Compartilhar conteúdo