Um livro emocionante sobre a descoberta do propósito
0
0

Um livro emocionante sobre a descoberta do propósito

Esse é um livro que significou bastante pra mim porque ele resume bastante o que penso sobre trabalho. Trabalho é uma forma de executar o seu propósito, em uma comunidade de trabalho, em um lugar onde as pessoas são importantes (e não úteis). Acredit

Leonardo Paes Horácio
3 min
0
0
Email image

Atualmente trabalho na ForLogic e pelo menos uma vez por mês esse livro acabava sendo mencionado durante algum encontro do clube do livro. Recebi o meu de presente da minha chefe e fiz questão de colocar ele nas primeiras posições da minha lista. Afinal eu queria entender porque falavam tanto desse livro.

Se O lado difícil das situações difíceis foi o primeiro livro de negócios a embrulhar meu estômago então O velho e o menino do Roberto Tranjan foi o primeiro a me fazer chorar.

O livro retrata a trajetória de um menino (o próprio autor) em uma série de interações com o velho Taful que o levam a descobrir o seu propósito de vida.

Essas interações são recheadas de filosofia que nos fazem pensar sobre nossa vida e nosso trabalho e por meio de uma série de desafios (chamados de desígnios) o menino refina seu proposito para um que tenha significado.

Esse é um livro que significou bastante pra mim porque ele resume bastante o que penso sobre trabalho. Trabalho é uma forma de executar o seu propósito, em uma comunidade de trabalho, em um lugar onde as pessoas são importantes (e não úteis). Acredito, assim como Roberto, que a vida precisa ser significativa.

É difícil escolher uma parte preferida desse livro mas eu quero destacar o ensinamento sobre o olhar de falta e olhar de farta, que são duas maneiras completamente diferentes de ver o mesmo mundo.

O olhar de falta é aquele que como o nome já diz olha para o que está faltando. Batemos a meta, mas poderíamos ter superado, ganhamos o jogo mas ainda não ganhamos o campeonato, cheguei de viagem mas ônibus atrasou.

O olhar de farta é de abundância (mas não de excesso). É um olhar contributivo de como posso oferecer ao mundo meus talentos e valores. É o olhar de reconhecer o que foi bom, o que deu certo e não precisa de excessos.

O velho e o menino é um livro recheado de aprendizados como esses e garanto que você será uma pessoa uma melhor e mais feliz se conseguir colocar pelo menos aprendizado em prática. Eu venho exercitando meu olhar de farta desde então.

O livro também serve como guia para formular seu propósito, seguindo mesmo caminho do menino você pode começar com seus desejos e fazer os exercícios de maneira que ao final você provavelmente terá uma boa direção de qual é seu propósito de vida.

Essa é uma história maravilhosa sobre descoberta do propósito e também sobre amizade que vale bastante a pena. Eu me emocionei bastante e espero que você aceite a sugestão e se deixe emocionar com essa história também.