#15 Vencedor Inusitado na Corrida das AIs, Regulação das Inteligências Artificiais no Brasil, Lendo Mentes com AI (Pt. 2) e Plugins no Bing
33
0

#15 Vencedor Inusitado na Corrida das AIs, Regulação das Inteligências Artificiais no Brasil, Lendo Mentes com AI (Pt. 2) e Plugins no Bing

Seja bem-vindo(a) a mais uma newsletter semanal sobre o universo das Inteligências Artificiais! Hoje temos vários temas interessantes, com direito a notícia bônus...

Revolução AI
6 min
33
0

Seja bem-vindo(a) a mais uma newsletter semanal sobre o universo das Inteligências Artificiais! Hoje temos vários temas interessantes, com direito a notícia bônus:

Um vencedor inusitado na corrida das AIs?; Regulação das AIs chega ao Brasil; Inteligência Artificial lendo mentes - parte 2; Bing anuncia uma série de novidades; Tome decisões racionais com a AI; Transforme designs em código.


News

Um vencedor inusitado na corrida das AIs?

Na última semana, um usuário anônimo vazou um texto interno do Google em um servidor do Discord. O texto foi escrito por um dos pesquisadores da empresa e revela um cenário preocupante para os grandes players no universo das Inteligências Artificiais Generativas.

Segundo o autor, o Google está perdendo a corrida das AIs… e não é pra OpenAI.

We have no moat, and neither does OpenAI : r/StableDiffusion
We have no moat, and neither does OpenAI : r/StableDiffusion

Surpreendendo muitos, ele aponta que os grandes vencedores deverão ser os grandes modelos de linguagem (LLM) de código aberto.

Já falamos desses modelos em diversas ocasiões nas nossas newsletters e sempre ressaltamos a sua importância e potencial.

E desde que o meta (Facebook) disponibilizou o seu modelo LLaMA publicamente, o campo avançou de maneira significativa. Já que ele pavimentou o caminho para que modelos como o Alpaca e, posteriormente Dolly 2.0 e StableLM, surgissem.

Agora, modelos de AI open source, os quais qualquer pessoa pode baixar e utilizar gratuitamente, estão alcançando modelos como os que estão por trás do Google Bard (LaMDA) e do ChatGPT (GPT-3.5) em termos de qualidade. Como fica evidente no gráfico abaixo:

Email image

E como qualquer um pode contribuir para aperfeiçoar e melhorar estes modelos de código aberto, a sua evolução é muito mais rápida do que as AIs de grandes empresas, que têm o seu código fechado.

No texto, o autor diz que não tem como competir com esses modelos, afinal, eles são gratuitos, menos restritos e logo serão tão bons quanto os modelos bilionários da OpenAI.

Para ele, a salvação do Google seria se juntar ao movimento open source e abrir os seus códigos para todos acessarem, assim como fez o Meta. Isso, pois tal ação permitiria que o Google se beneficiasse dos eventuais avanços promovidos pela comunidade em seus modelos e não ficasse para trás.

Eu torço para o avanço do open source, já que isso garante que nós, indivíduos, não dependamos tanto da vontade de grandes corporações ou de governos e sejamos capazes de rodar os LLM de maneira independente e segura.

Mas não ache que o Google ou a OpenAI irão se entregar facilmente. Além de estarem desenvolvendo tecnologias de maneira intensiva, eles também estão fazendo lobby com o governo americano para limitar quem pode ter acesso aos modelos de AI.

Como isso vai acabar, eu não sei, mas essa disputa está mais acirrada do que nunca!

Regulação das AIs chega ao Brasil

Falando em regulação... No Brasil, o presidente do Senado apresentou recentemente uma proposta para regulamentar as Inteligências Artificias no país.

Science, Technology, and Innovation | Wilson Center
Science, Technology, and Innovation | Wilson Center

A proposta veio como um projeto de lei (PL 2.338/23) e, segundo o texto, ela "...estabelece normas gerais de caráter nacional para o desenvolvimento, implementação e uso responsável de sistemas de inteligência artificial (IA) no Brasil, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais e garantir a implementação de sistemas seguros e confiáveis, em benefício da pessoa humana, do regime democrático e do desenvolvimento científico e tecnológico."

O projeto trata de questões como avaliações de risco dos sistemas de AI, vises e discriminações, uso dessas tecnologias para manipulação de vulneráveis, proteção de dados e responsabilização por eventuais danos.

Por ser um documento extenso, não vale a pena entrar em muitos detalhes por aqui, mas você pode acessá-lo clicando nesse link.

Apesar do projeto não ser tão negativo à primeira vista, sabemos que no papel tudo é muito belo. Então nos resta aguardar.

Inteligência Artificial lendo mentes - parte 2

Um experimento realizado pela Universidade do Texas mostrou ser possível decodificar o pensamento de seres humanos a partir do mapeamento de sua atividade cerebral, com auxilio de Inteligência Artificial.

AI Breakfast on Twitter: "Scientists have developed a decoder that can reconstruct continuous language from brain recordings (with no implant required) https://t.co/Yw8N6b8HKZ" / Twitter
AI Breakfast on Twitter: "Scientists have developed a decoder that can reconstruct continuous language from brain recordings (with no implant required) https://t.co/Yw8N6b8HKZ" / Twitter

Se você já é um inscrito antigo de nossa newsletter, essa notícia não deve ser tão surpreendente. Afinal, na nossa newsletter de número seis falamos sobre um experimento japonês que conseguiu algo bastante possível, mas com imagens ao invés de textos (acredito que valha a sua leitura).

Mas falando sobre o estudo americano, é possível explicá-lo de maneira simplificada:

  • Primeiro, uma ressonância magnética mapeava a atividade cerebral de algumas pessoas enquanto elas ouviam discursos, contavam histórias mentalmente, de maneira silenciosa, e assistiam a filmes mudos
  • Depois, para tentar prever o que essas pessoas pensaram durante esse tempo, um modelo que usava a versão 1 do GPT, da OpenAI, transformava essas imagens cerebrais mapeadas em palavras e textos.

E os resultados disso foram impressionantes, conseguindo "adivinhar" quais foram os pensamentos com mais de 80% de precisão em alguns casos.

Alexander Huth on Twitter: "Our decoder uses neural network language models to predict brain activity from words. So we guess words and then check how well the corresponding predictions match the brain.
Alexander Huth on Twitter: "Our decoder uses neural network language models to predict brain activity from words. So we guess words and then check how well the corresponding predictions match the brain.

Apesar de ainda ter suas limitações e um caminho a percorrer, essa tecnologia deve permitir que pessoas que perderam a capacidade de se comunicar consigam voltar a se expressar.

No entanto, apesar de ainda não possível "ler as mentes" de pessoas que não estejam aptas a colaborar com o processo, os autores do estudo mencionam o conceito de "privacidade mental". Isso, já que, de acordo com eles, a tecnologia pode ser utilizada de maneira perigosa e maliciosa no futuro.

Impossível não pensar em 1984, Black Mirror...

Notícia bônus: Bing anuncia uma série de novidades

O Bing Chat, que há algum tempo está com o seu acesso aberto a todos e utiliza o modelo GPT-4 (o mais avançado dos modelos), receberá algumas atualizações.

Agora, será possível acessar o histórico de conversas (como no ChatGPT), obter resultados de imagens e vídeos e adicionar plug-ins ao chat (aumentando as suas capacidades).

Estas atualizações começarão ser incluídas durante esse mês.


Indicações

Rationale

Tome decisões racionais, com a AI te ajudando a enxergar os dois lados da moeda.

Locofy

Transforme designs do Figma em código, gratuitamente com Inteligência Artificial.


Dica de Uso

Se você costuma gerar imagens com AIs, como MidJourney, Stable Diffusion, DALL-E 2 ou Leonardo AI, uma ótima maneira de melhorar seus resultados é determinar a atmosfera das imagens que você está criando.

Isso pode ser feito incluindo, em seus prompts, emoções que você quer que a imagem represente.

Para isso, basta escrever o seu comando normalmente e adicionar palavras que evoquem sentimentos positivos (happy, peaceful, joyful, etc.) ou sentimentos negativos (depressing, melancholic, sad, etc.).

Quanto mais específico você for na escolha das palavras, melhores resultados você terá! Vale a pena experimentar!


Pensamento do Dia

Email image

As Inteligências Artificiais estão avançando muito mais rápido do que as aplicações criadas com elas.

Isso significa ótimas oportunidades de negócio para aqueles que souberem canalizar todo o seu crescente potencial em ferramentas que resolvam problemas claros e específicos.


Por hoje é só!

Se está gostando do nosso conteúdo ou tem algum feedback para dar, sinta-se livre para responder o e-mail ou nos mandar mensagem nas redes sociais. Vamos adorar ler!

Aproveita para nos seguir no Instagram e no Tiktok (@revolucao.ai)!

Tenha uma ótima semana e até segunda!