A Copa do Mundo de 2022 no Catar deixou várias lições
0
0

A Copa do Mundo de 2022 no Catar deixou várias lições

Por Riva / 19 de dezembro de 2022 / segunda-feira / 18h15

Redação
2 min
0
0
Email image

Por Riva / 19 de dezembro de 2022 / segunda-feira / 18h15

Confesso que depois da situação que aconteceu na minha família, perdi a motivação para fazer algumas atividades. Futebol é a minha grande paixão esportiva e, depois de ter acompanhado a reta final das principais competições envolvendo os clubes brasileiros, chegou a tão esperada Copa do Mundo do Catar.

Conversei com alguns amigos, e disse que estava desanimado e ia aproveitar o período da Copa do Mundo para descansar e ficar distante do futebol. Tudo que planejei e comentei com alguns amigos foi esquecido à partir do apito inicial da Copa do Mundo e, posso até estar enganado, foi uma das Copas que mais acompanhei.

A realização da Copa do Mundo em um país comandado por ditadores que ignoram os direitos humanos foi um absurdo. Mas, quando a FIFA está envolvida, o que vale é o retorno financeiro para a entidade. Para os dirigentes da FIFA, presidentes das Confederações, torcedores e jornalistas, o que menos importa é o péssimo exemplo e o modelo de governabilidade do Catar. Claro que não estou generalizando e existem exceções. Inclusive, muitos jornalistas e torcedores criticaram de forma veemente a realização da Copa no Catar.

Com a bola rolando, o que vimos foi uma Copa com muitas surpresas positivas. Principalmente para quem estava imaginando que o futebol bem jogado e ofensivo era coisa do passado.

Os técnicos foram responsáveis por momentos importantes e, em determinadas situações, foram predominantes no resultado final. A presença de técnicos atualizados, capacitados e conhecedores do elenco e dos oponentes, fizeram uma enorme diferença. Claro que os jogadores são os "artistas do espetáculo" e nenhum planejamento ou modelo de jogo consegue ser executado com o máximo de perfeição sem a participação direta dos jogadores. Principalmente dos craques e líderes.

As seleções que mais se destacaram na Copa do Mundo de 2022 - claro que cada uma dentro das suas limitações e do modelo de jogo - mostraram evolução tática, técnica, física e emocional. Esses quatro pilares são fundamentais para o sucesso de uma seleção. Esse sucesso pode ser transformado em título ou não. Afinal, somente uma seleção pode conquistar o título, e futebol é um esporte que une a qualidade individual, o jogo coletivo e a imprevisibilidade.