De volta a cozinha: Voltei a ser Dev!
4
0

De volta a cozinha: Voltei a ser Dev!

Recomeçar na área de tecnlogia ou em qualquer área opde ser difícil, mas acredite, não é impossível! Pegue algumas dicas de por onde começar e pule de cabeça nessa aventura.

Cardápio de Produto
6 min
4
0
Email image

Chef @rayaras.fragoso na área, antes tarde do que mais tarde trazendo não um post, mas um relato recheado de dicas marotas.

Nos últimos três anos eu trabalhei na gestão do desenvolvimento, tropecei e aprendi muitas coisas, na verdade eu me encontrei, mas como dizem por aí “Quanto mais pensamos que sabemos, menos saberemos.” (Hosana Amaro) e essa frase bateu forte no meu momento de vida. A verdade é que eu estava trabalhando no desenvolvimento, mas cada vez mais eu sabia menos sobre desenvolver e isso estava me causando um desconforto muito grande.

Foi nesse cenário que a vida resolveu me dar um empurrãozinho inusitado por meio de uma convocação para assumir um cargo público na minha cidade como programadora de computador (referente a um concurso que eu havia feito no início de 2019) e se eu estou contando essa história aqui, hoje, é porque eu pulei nessa aventura.

Se você está pensando que foi uma decisão fácil por conta do que eu disse mais acima sobre desconforto, grande engano! Talvez tenha sido uma das decisões mais difíceis que tomei em toda a minha vida adulta. Eu amo a área de gestão, amo ajudar as pessoas, apoiar a formação de desenvolvedores, ver a ideia saindo do papel através do esforço coletivo, amo a ideia do trabalho em equipe, de ser parte disso, de liderar. E diante desse fato eu estava vivendo uma bela história, zona de conforto total, mas eu queria mais, aliás eu queria ser melhor no que eu já amava fazer, mas eu queria ser um melhor mais completo, superando a minha própria concepção do que significava ser melhor na minha posição.

E com tudo isso em mente, depois de muito refletir, eu deixei o “salão do restaurante” e voltei para dentro da “cozinha”, para recomeçar minha jornada em busca de me tornar uma chef um pouco diferente, uma “chef de cozinha”, o que na minha realidade de desenvolvedora significa me tornar uma gestora de TI, uma agilista, mas acima de tudo uma especialista técnica, capaz de juntar tudo que eu amo na gestão com a tecnologia na prática.

Bom, já se passaram dois meses e a jornada não tem sido fácil. Recomeçar está sendo para mim como sair da gestão do salão mais chic para o canto mais bagunçado da cozinha de um grande restaurante como lavadora de pratos, mas com um desejo ardente de crescer e ir para a próxima etapa, na “praça” dos mise en place. Eu sabia que eu estava não só entrando em um novo desafio, mas basicamente dando vários passos para trás na tentativa de pegar um impulso forte para pular não de cabeça, mas de mortal nessa etapa da minha vida. E eu disse tudo isso para que você que está lendo este post saiba que sempre é tempo de começar ou de recomeçar e que você não está sozinho. 

Para dar uma ajudinha especial no seu impulso eu separei três dicas que eu estou vivendo na prática e que talvez possa ajudar você que está vivendo uma jornada parecida com a minha a se organizar para aproveitar ainda mais a viagem.

Dica 01: Aperfeiçoe uma culinária típica por vez!

Não adiante querer abraçar o mundo, sendo assim foque em uma linguagem de programação por vez, busque grandes empresas onde você gostaria de trabalhar, escolha entre 3 e 5 empresas e se aprofunde nas vagas e nos requisitos técnicos exigidos. Tabele essas informações e identifique aquela linguagem ou conjunto de linguagens mais promissoras para você investir seu tempo de forma mais assertiva. No meu caso este passo foi um pouco mais fácil, eu já tinha a vaga, Desenvolvedor Web, então o que eu precisei foi entender o que na prática eu precisaria desenvolver. Fechando com um básico de C#, HTML, CSS, JavaScript e SQL Server, o que me leva a segunda dica.

Dica 02: Não adianta querer fazer risoto se você nem sabe fazer arroz!

Você vai notar que um pouco acima eu mencionei HTML, CSS e JavaScript, mas a verdade é que onde eu estou trabalhando o pessoal já está na vibe dos Frameworks Web, que de fato existem para facilitar e agilizar o processo de desenvolver, porém dominar a base HTML, CSS e JavaScript vai te tornar mais empoderado. E uma vez que você domine o básico com maestria, será muito mais simples aperfeiçoar e extrair o melhor das Frameworks disponíveis.

E se aprofundar no básico é mais fácil do que parece. Você não precisa de um curso super caro ou passar horas investindo em livros de teoria. Sério, a internet vai te ajudar muito a ser sua melhor versão no que diz respeito a criar bases fortes. Um canal que recomendo muito é o Curso em Vídeo, nele você vai encontrar o essencial para as linguagens que mencionei acima (HTML, CSS e JavaScript).

Já para SQL Server eu recomendo o canal do Alessandro Trovato, ele me ajudou muito a enfrentar meus primeiros desafios no emprego novo e já dando um spoiler de um futuro post, foi um desafio superado com muito sucesso.

Dica 03: Você só vai saber se o tempero está bom, se você provar a comida, mesmo que queime um pouco a língua.

Faça, faça e faça. Desde suas primeiras aulas de programação que você assistiu em um curso, no YouTube ou na sala de aula, coloque em prática seu aprendizado. Comece criando sistemas simples, faça vários “Hello World”, muitas calculadoras, muitos sistemas de lojinhas, de padaria. Crie uma biblioteca das suas experimentações, arquive e aperfeiçoe. Acredite, ter esta biblioteca pessoal de experimentações vai poupar ainda muito tempo seu de retrabalho pesquisando as mesmas estruturas de código na internet, além disso insistir nessa prática é a garantia de criar uma memória muscular do seu processo de desenvolvimento, tornando cada vez mais fácil e intuitivo o desenvolvimento de soluções mesmo para problemas mais complexos.

Dica bônus: Olhe o cardápio!

Essa dica é literal em. Trilhar uma jornada é um desafio onde você, eu, precisaremos botar em prática muita organização, muita informação, muita atualização sobre tecnologia, produtos e autoconhecimento, por este motivo vou deixar a sugestão de três posts, que referenciam três livros que podem e vão ajudar muito você, pois me ajudaram.

Por hoje é isso, mas pode esperar que em breve venho contar um pouco mais sobre o meu mergulho e compartilhar meus aprendizados de mão na massa. Me conte também como está sendo sua jornada, quem sabe podemos trocar algumas figurinhas.