Os cinco elos do conhecimento
1
0

Os cinco elos do conhecimento

Quando o universo surgiu, regras foram estabelecidas por meio da leis termodinâmicas e as leis gravitacionais universais , sendo tudo  regido pela física.  O universo no início, era composto majoritariamente de hidrogênio, depois novos compos...

Rafael Salles
4 min
1
0

Quando o universo surgiu, regras foram estabelecidas por meio das leis termodinâmicas e  leis gravitacionais universais , sendo tudo  regido pela física.  O universo no início, era composto majoritariamente de hidrogênio, depois novos compostos químicos foram aparecendo e assim foi possível existir estrelas e planetas. Todas essas regras podem ser validadas por meio da matemática. Não é a toa que a matemática é descrita por muitos como a linguagem do universo. 

A partir de bilhões de anos após a origem do universo, foi possível existir um planeta capaz de abrigar vida. Esse planeta deveria possuir uma infinidade de coisas para que o primeiro ser vivo pudesse  surgir. Nesse quesito, inclui-se principalmente a existência de água, condições adequadas de pressão e temperatura,  uma estrela para orbitar com distância adequada e elementos químicos específicos.

Com a evolução das espécies os seres humanos surgiram. Capazes de reconhecer sua própria existência e questionar os fenômenos em sua volta. E nessa parte se enquadra o referencial para todos os elos do conhecimento. A física, a biologia, a química e a matemática  independem do ser humano. A filosofia, no entanto, só existe por causa do ser humano e a partir dela é possível compreender as outras áreas. 

Com a abstração do pensamento e a criatividade aguçada intrínseca ao ser humano, podemos chegar nas artes. Essas em si, compreendem fenômenos abstratos que não interferem na existência humana, mas permitem uma identificação coletiva e individual da espécie.

Cada parágrafo descrito anteriormente compõem um elo do conhecimento, a junção desses ou alguns desses elos aplicados para benefício da sociedade criam um quinto elo, determinado pelo conhecimento aplicado, ou ciências aplicadas. Engenharia, Medicina, as Ciências Sociais, agronomia, psicologia entre outros são alguns dos exemplos. 

A Engenharia, por exemplo,  necessita de conhecimentos de física, matemática e química (em algumas aplicações) aprofundados e um princípio básico da filosofia, que é a definição  das hipóteses, que por mais que seja um método científico tem sua base na filosofia.

A arquitetura , no entanto, a busca por padrões estéticos e comportamentais são mais importantes. A arte ou a identificação coletiva são mais relevantes que resolver um problema funcional como na Engenharia.

A Medicina necessita de conhecimentos da biologia e da química para compreender os problemas  e princípios básicos da filosofia, para levantar as hipóteses e solucioná-las.

A psicologia  absorve conhecimentos profundos da filosofia e partes da biologia para justificar certos comportamentos humanos.

As ciências sociais abrangem a filosofia, observando as relações e conflitos humanos durante o tempo; e a arte, muito voltada para identificação coletiva comportamental de uma determinada época ou localidade.

Resumindo, o primeiro elo, definido como elo natural e de exatas,  são os aspectos relacionados a existência do universo e as leis que a definem; O segundo elo, definido como elo biológico, relacionam os aspectos relacionados a vida e suas divisões e características; O terceiro elo, definido como elo existencial, tem como foco  o pensamento e  a noção de existência e dos aspectos que estão em torno do ser humano;  O quarto elo, definido como elo das artes, descrevem fenômenos abstratos que geram uma identificação coletiva e individual intrínsecas ao ser humano; E por último o quinto elo, definido como elo do conhecimento aplicado, que relaciona alguns dos outros elos em prol do benefício humano.

No passado grandes pensadores tinham o conhecimento dos quatro ou três primeiros elos, por isso trouxeram um grande avanço para sociedade. Leonardo da Vinci, por exemplo, conseguia usufruir  dos seus conhecimentos nos quatro primeiros elos para definir estruturas anatômicas, modelos de helicópteros e suas esculturas tão famosas. Obviamente, nos tempos atuais os conhecimentos são muito mais abrangentes em cada área, de forma que apenas um indivíduo possa dominá-los. 

No texto a seguir é definido  uma das motivações para a divisão do primeiro para o terceiro elo:

https://pingback.com/mente-robotica/a-separacao-da-ciencia-e-filosofia-2-nniw

       Quais são seus elos do conhecimento mais fortes?
       Quais são seus elos do conhecimento mais fortes?