Por dentro da Unbox #10
0
0

Por dentro da Unbox #10

Chegamos à 10a edição da nossa newsletter com a vontade de compartilhar uma pergunta: “O que faz os empreendedores brasileiros competitivos globalmente?”.

Time Unbox
8 min
0
0

Olá!

Chegamos à 10a edição da nossa newsletter com a vontade de compartilhar uma pergunta: “O que faz os empreendedores brasileiros competitivos globalmente?” A questão foi lançada à sócia fundadora e CEO da Unbox, Patricia Moraes, pela investidora Olga Maslikhova, em seu podcast JCurve, que, a cada duas semanas, entrevista investidores e fundadores do ecossistema de tecnologia na América Latina.

Na análise de Patricia, os empreendedores brasileiros têm a seu favor a habilidade de se adaptar rapidamente a situações desafiadoras do mercado, dado o ambiente de negócios de maior volatilidade em que foram “treinados”. “Os brasileiros nasceram com o gene para lidar com juros altos”, brinca. Justamente no atual cenário de juros elevados e alto custo do capital, a Unbox tem trabalhado junto às suas investidas para aumentar a rentabilidade e eficiência das empresas, mirando crescimento sustentável, a médio e longo prazo.

O episódio com Patricia Moraes no JCurve pode ser conferido na íntegra em áudio e vídeo e discute ainda:

  • Governança nas startups
  • Liderança centrada em pessoas
  • Elementos-chave das parcerias bem-sucedidas
  • Mulheres do Brasil

Nesta edição de Por dentro da Unbox, os demais destaques do nosso portfólio e do nosso time estão com:

  • Pingback: O mais recente investimento da Unbox movimenta um dos principais polos de tecnologia do país
  • Valeria Oliver: a nova integrante do time de investimentos da Unbox se apresenta
  • Solinftec: Dos EUA ao Quênia, agritech leva sua tecnologia para um agro mais produtivo e sustentável
  • Incognia: Experts em autenticação e segurança mobile discutem soluções antifraude com a chegada do “Pix americano”
  • J.P. Summit: Patricia Moraes volta à sua antiga casa para discutir a carreira das mulheres no mercado financeiro e o mercado de private equity

Vamos conferir?


Pingback no radar

A Pingback, plataforma para criadores de conteúdo e empresas aumentarem sua audiência, está movimentando o ecossistema de startups em Belo Horizonte (MG), um dos principais polos de tecnologia do país.

A cada quinze dias, uma centena de fundadores e profissionais de empresas de tecnologia de Belo Horizonte têm comparecido pessoalmente ao Smash Nights, evento promovido pela Pingback para compartilhar aprendizados da sua jornada empreendedora, ao melhor espírito build in public, movimento de transparência já forte nos Estados Unidos e que começa a se organizar no Brasil. Fundada em 2020, a Pingback recebeu investimento da Unbox em 2022.

Segundo Matt Montenegro, fundador e CEO, a estratégia de construir em público, compartilhando desafios, insights práticos e estratégias inovadoras traz para a órbita da empresa um público especializado de empreendedores com os quais têm tido trocas relevantes — agora também através de uma comunidade no WhatsApp com 350 membros, aproximadamente. “Iniciativas como essa também contribuem para aumentar o reconhecimento e a relevância da nossa marca, abrem um canal para mapear novas oportunidades e fortalecem a vitrine da Pingback para atrair talentos que conheçam nossos valores e forma de operar”, analisa Matt.

Na primeira edição do Smash Nights, o público compareceu além das expectativas e parte das pessoas se acomodou de pé para participar da conversa no escritório da Pingback, em Belo Horizonte (MG)
Na primeira edição do Smash Nights, o público compareceu além das expectativas e parte das pessoas se acomodou de pé para participar da conversa no escritório da Pingback, em Belo Horizonte (MG)

Desde agosto, em quatro sessões, a Pingback já abriu seus bastidores sobre uso de inteligência artificial na geração de leads (potenciais clientes), estruturação do time de vendas, desenvolvimento de novos produtos e métricas que importam em startups. Para a segunda quinzena de outubro, está prevista a participação da SaaSholic, coinvestidora ao lado da Unbox e da Hotmart.

Para um dos frequentadores do evento, o maior impacto do Smash Nights é o encontro entre empreendedores. “Quando você vê uma pessoa que fala ‘Eu fiz isso e deu tudo errado’, aprende mais do que com qualquer literatura”, disse em depoimento à Pingback. “Conhecendo gente que está com os mesmos problemas, você consegue trocar informações e criar uma comunidade para ter startups maiores, melhores e de maior impacto”, analisa.

Os talks estão sendo gravados e serão disponibilizados gratuitamente pela empresa.


Quem faz a Unbox

A cada edição, uma pessoa do nosso time se apresenta!

Email image

Valeria Oliver

  • O que você faz na Unbox? Sou do time de investimentos. Uma parte do nosso trabalho é acompanhar de perto a performance das investidas, dando suporte e levantando pontos de atenção. Além disso, atuo na originação de novas oportunidades — chegam muitas e ajudo a analisá-las e filtrá-las, fazendo reuniões com fundadores e, eventualmente, tocando processos de due diligence e negociações de investimentos.
  • Sobre o que tem gostado de aprender ultimamente? O dia a dia de acompanhar as investidas. Sempre trabalhei como assessora (banker) ou empreendedora, e agora meu olhar é outro — mais ativo do que o de assessora e também com a possibilidade de focar em pontos macro das empresas (operacionais, financeiros, de conselho ou societários), que, como empreendedora muito comprometida com a operação, não conseguia olhar com tanta atenção.
  • Uma curiosidade sobre você: Depois da minha volta de Nova York para o Brasil, em 2011, buscando ter mais flexibilidade de tempo com minhas filhas, experimentei uma carreira na gastronomia. Tive meu próprio negócio, um atelier de bolos e doces para festas. Adorava a parte artística, a criação de menus com sabores inusitados e também o relacionamento com clientes, puxando habilidades de banking.
  • A turma da Unbox diz que você é muito boa em… Técnica. Trabalhei anos em investment banking/M&A em NY e aprendi com pessoas muito boas e exigentes a sempre primar por qualidade, questionar, ir fundo nos detalhes. Faço todas as tarefas com o mesmo empenho, sejam elas profissionais ou pessoais. Dou o melhor de mim.
  • Investimento para você é… Dedicação agora para colher frutos na frente. Sem investimento, o futuro fica vazio.

Pergunte à Valeria aquilo que você sempre quis saber sobre a Unbox, mas nunca teve coragem de perguntar: valeria.oliver@unboxcapital.com


Dos EUA ao Quênia: a tecnologia da Solinftec no mundo

Entre agosto e setembro, a Solinftec participou de eventos internacionais para apresentar sua tecnologia, além de ter sido destacada como estudo de caso por contribuir para uma agricultura mais produtiva e em equilíbrio com a natureza.

SOLIX, robô pulverizador da Solinftec, na FIRA, feira de robótica para agricultura na Califórnia (EUA)
SOLIX, robô pulverizador da Solinftec, na FIRA, feira de robótica para agricultura na Califórnia (EUA)

Na FIRA, em Salinas, Califórnia (EUA), a equipe da Solinftec esteve junto dos mais recentes avanços em soluções de agricultura robótica e autônoma, expondo o SOLIX, robô pulverizador que já está operando nas lavouras dos EUA, Canadá e Brasil, mudando a forma como as operações acontecem na produção de alimentos em larga escala. O robô autônomo que detecta pragas em estágio inicial e otimiza insumos também foi levado à Farm Progress Show 2023, em Decatur, Illinois.

Justamente por unir tecnologia de ponta e sustentabilidade, a Solinftec foi convidada a participar do Africa Climate Week, em Nairobi (Quênia), entre 4 e 8 de setembro. A CFO da Solinftec, Lais Braido, representou a empresa e suas soluções capazes de contribuir para o cenário desafiador do continente africano, que terá o maior crescimento populacional até 2050, atingindo 2,5 bilhões de pessoas, e será a região mais afetada pelas mudanças climáticas, com uma necessidade emergente de alcançar uma agricultura mais produtiva e sustentável. A Solinftec é uma empresa financiada pelo Green Climate Fund por meio do The Lightsmith Group.


O “Pix americano” e a tecnologia antifraude da Incognia

O lançamento recente do FedNow, sistema de pagamentos nos Estados Unidos semelhante ao Pix, fez borbulhar as discussões sobre soluções para prevenir roubos e falsificações no país.

A Incognia, investida da Unbox com sede no Vale do Silício (EUA) e cuja tecnologia de identidade digital baseada em localização já protege mais de 200 milhões de dispositivos no mundo, incluindo aplicativos de bancos, fintechs, marketplaces, delivery, jogos e redes sociais, vem contribuindo para essa discussão.

André Ferraz, cofundador e CEO da Incognia, publicou recentemente um artigo no portal TI Inside, onde comenta as lições aprendidas com a experiência do Pix no Brasil, segundo país do mundo que mais utilizou meios de pagamentos instantâneos em 2022, atrás apenas da Índia. Em vídeo, a VP de Marketing da Incognia, Morgan Grandi, analisa como o mercado pode se preparar para navegar nesse ambiente de novos riscos que vêm junto com boas possibilidades.

Para conhecer mais sobre a trajetória da Incognia, empresa brasileira com origem em Recife (PE), e sobre a carreira de André Ferraz, confira as edições anteriores de Por dentro da Unbox.


A carreira das mulheres no mercado financeiro

Com uma história de 22 anos no J.P Morgan, onde foi diretora da área de investment banking, Patricia Moraes visitou sua antiga casa, no último dia 22 de agosto, como convidada do evento J.P. Morgan Latin America Payments A&A Summit, que discutiu a carreira das mulheres no mercado financeiro e o mercado de growth equity.

Com mediação de Selma Moreira, líder para a América Latina do programa Advancing Black Pathways do J.P Morgan, Patricia Moraes dialogou com jovens talentos da área de pagamentos
Com mediação de Selma Moreira, líder para a América Latina do programa Advancing Black Pathways do J.P Morgan, Patricia Moraes dialogou com jovens talentos da área de pagamentos

Aos jovens talentos da área de pagamentos, Patricia falou sobre sua experiência pessoal e sua atuação em iniciativas voltadas à diversidade no mercado de finanças, além de apresentar o trabalho da Incognia, investida da Unbox que atua na área de cibersegurança.


Obrigado por fazer parte da nossa rede!

Vamos adorar seguir nesta conversa e receber feedbacks para melhorar nosso canal de comunicação. Escreva pra gente em contato@unboxcapital.com.

E se você acredita que este conteúdo pode ser útil para mais alguém, compartilhe! Assim você também nos ajuda a ampliar a nossa rede.

Compartilhar conteúdo