A Informação em Favor da Alienação dos Torcedores
2
1

A Informação em Favor da Alienação dos Torcedores

Com o advento da Internet juntamente com as redes sociais, os torcedores passaram a ter um contato mais direto com o seu clube do coração, as pessoas que esperavam horas para ver uma reportagem de 3 minutos ou tinham que comprar um jornal par...

Gustavo Machado
5 min
2
1

Com o advento da Internet juntamente com as redes sociais, os torcedores passaram a ter um contato mais direto com o seu clube do coração, as pessoas que esperavam horas para ver uma reportagem de 3 minutos ou tinham que comprar um jornal para saber alguma notícia sobre seu time, hoje possuem um manancial de informações  que o deixam cada vez mais próximos de seus ídolos e dirigentes. 

Páginas da grande mídia, portais de torcedores do clube, sites que falam exclusivamente de futebol, páginas de memes nas redes sociais e canais de torcedores no YouTube estão hoje a disposição do torcedor brasileiro para que ele possa ter contato cada vez mais próximo com o seu clube. Então podemos afirmar que o torcedor brasileiro está melhor informado hoje, certo? De certa forma, sim, o torcedor brasileiro hoje chegou a um nível de detalhamento sobre seu clube que nunca havia chegado antes, hoje um torcedor do Vasco da Gama conhece todos os candidatos à presidência do clube, assiste entrevistas e discursos dos dirigentes e candidatos, sabe o nome de todos os membros da comissão técnica, bem como, também sabe o nome de todas as promessas que estão nas categorias de base de seu amado time.

O que pretendo trazer aqui é uma reflexão a cerca de como o consumidor de futebol hoje está preso dentro de uma bolha, onde ele acompanha apenas o seu time, mesmo que agora seja com um nível de detalhes nunca antes alcançado. O torcedor médio de futebol dos anos 90 entende mais ou menos do que o torcedor de futebol de 2022? Como já foi falado, o nível de detalhes faz com que o torcedor saiba de mais coisas que acontecem dentro de seu clube, mas se o torcedor acompanha muito o seu próprio time, acaba faltando tempo para que esse mesmo torcedor acompanhe as equipes adversárias. 

O torcedor que acaba se alienando com um mar de informações sobre seu clube do coração (mesmo que algumas informações tenham pouca relevância), torna-se também um ignorante sobre o que acontece no mundo do futebol ao redor desta bolha que ele entrou.

O jogador Luan, um dos ídolos da historia recente do Grêmio foi titular da equipe Gremista desde o seu primeiro ano como profissional do clube, Luan tirou o Grêmio da fila de títulos em 2016 com a Copa do Brasil e liderou tecnicamente o ataque do Grêmio para a conquista da Libertadores em 2017, além destes títulos, Luan foi peça importante na conquista do primeiro ouro olímpico da seleção masculina de futebol em 2016, mesmo com todo esse currículo para um jogador relativamente jovem, não era incomum encontrar torcedores do Corinthians querendo saber onde jogava, como jogava e quais eram as principais características da nova contratação do Corinthians, o meia atacante Luan, que havia chegado ao clube com uma expectativa muito alta, mesmo que parte considerável da torcida corinthiana não fazer a mínima ideia de quem seja este jogador que inclusive já havia marcado gols e feito partidas memoráveis jogando pelo Grêmio contra o próprio Corinthians.

O exemplo de Luan é apenas um, entre vários que já aconteceram e ainda acontecem no futebol brasileiro, mas o problema, de fato, não fica apenas na ignorância dos torcedores e como estes frustram suas expectativas, não sabendo que Luan estava machucado com um problema de facite plantar e não tendo sequência há muito tempo na equipe gaúcha. Talvez o maior problema da ignorância dos torcedores, seja o aproveitamento dos dirigentes. 

Como acontece no âmbito social, com a ignorância do povo, os políticos fazem a farra, isso não é diferente nos clubes, que em vários casos, também são administrados por políticos. Os dirigentes aproveitam da ignorância dos torcedores para trazer jogadores que a torcida, por não acompanhar  os demais clubes, não conhecem. O que muitas vezes o torcedor de hoje tem como referência, são vídeos editados de melhores momentos no YouTube ou um gol que esse jogador fez no maior rival, isso apenas, muitas vezes faz com que essa torcida de hoje dê o aval para que este jogador, algumas vezes sem nível, circule pelos maiores clubes do Brasil, sem que a diretoria sequer receba reclamações quando ela ventila trazer estes determinados atletas. 

Trazer jogadores de bom nível, com preço que caiba nas contas dos quebrados financeiramente clubes brasileiros é uma tarefa muito complicada e trabalhosa, muito mais fácil é ligar para empresário amigo e pedir um jogador, como se você pedisse uma pizza de um restaurante desconhecido, você sabe as características do que você pediu, mas você não sabe o que efetivamente vai chegar em sua casa. 

Não há como saber se é desonestidade ou incompetência por parte dos políticos que gerem os clubes no Brasil, o fato é que o torcedor é feito de palhaço e muitas vezes nem sabe, o torcedor que se enche de informação sobre seu próprio time é também incapaz de enxergar o que está bem em sua frente.