Gabriel Ishida
Gabriel Ishida
#211 Media Trends & Predictions 2024
0
0

#211 Media Trends & Predictions 2024

As cinco apostas da Kantar para 2024

Gabriel Ishida
4 min
0
0

 ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏

#TBT é a edição #166 com as previsões da Kantar para 2023.

Email image

Todo final de ano, a Kantar lança seu estudo Media Trends & Predictions com previsões para o ano seguinte. Nesse ano, foram cinco temas que iremos resumir:

  • Macroeconomia, micro estratégia de mídia
  • Os desafios do conteúdo multiplataforma
  • Mensuração cross plataformas
  • Inteligência Artificial generativa para criação de conteúdo e mídia
  • Dados aprimorados de audiência
Email image

Macroeconomia, micro estratégia de mídia

A tendência é que os índices de inflação se estabilizem em 2024, o que vai ajudar na implementação das estratégias das plataformas de streaming. A Kantar aponta que há mercados que o modelo de assinatura gratuito será mais adotado, enquanto que outros o modelo de assinatura mais barato com anúncios será o mais aceito.

Saber lidar com essas diferenças regionais será fator chave para que os streamings e plataformas de conteúdo tenham sucesso.

Email image

Os desafios do conteúdo multiplataforma

Para a Kantar, 2024 consolidará o consumo de conteúdos lineares e de on demand através de vários devices, o que se tornará um desafio para monetização e mensuração para os anunciantes e as próprias plataformas de streaming.

O conteúdo linear deve ganhar mais força principalmente por conta dos grandes eventos como as Olimpíadas em Paris. Atualmente, diversas plataformas já oferecem transmissões de jogos e partidas ao vivo como parte do conteúdo em streaming.

Mensuração cross plataformas

Para ter uma visão holística do comportamento da audiência, os anunciantes estão investindo em soluções de mensuração cross plataformas e essa prática tem sido essencial para aprimorar as estratégias de mídia.

A Kantar aponta que as plataformas de vídeo sob demanda baseado em publicidade (AVOD) irão diversificar ainda mais as ofertas de monetização. Além dos anúncios em vídeo, o formato permite diferentes tipos de engajamento, como product placement e facilidade para compras diretas, contribuindo para uma mensuração mais certeira do ROI.

Inteligência Artificial generativa para criação de conteúdo e mídia

Para a Kantar, 2024 será o ano que a I.A. será mainstream, ou seja, de fácil acesso ao mercado e com ampla adesão. E a frente que adotará mais rápido é a de criação de conteúdo por meio das soluções de IA generativa (ex: ChatGPT). Já há diversas soluções que produzem texto, imagens e vídeos de forma automatizada e até segmentada para cada setor.

Outra aposta é a ampliação do uso de IA na área de mídia e marketing, onde essas tecnologias podem refinar as informações, descobrir padrões ocultos e sugerir direções estratégias que antes não eram pensadas por analistas humanos.

Dados aprimorados de audiência

A popularização de soluções de I.A. também irá alavancar a coleta de dados de audiências nos diversos canais, principalmente por conta da extinção dos cookies third party. O cruzamento de dados entre as plataformas e a padronização de processos automatizados movidos por IA ajudarão a trazer dados mais enriquecidos para as empresas.

Por outro lado, a Kantar aponta também o crescimento de privacy-enhacing technologies (PETs), que serão tecnologias focadas em coletar dados que respeitem as leis de privacidade. Será um desafio grande para os anunciantes coletarem dados de audiência ao mesmo tempo que respeitem as regras de consentimento dos usuários.

Por conta da IA generativa, acredito que 2024 teremos diversas novidades e novos recursos para nosso dia a dia no mercado. É aguardar para ver o desdobramento disso tudo para os próximos anos.

Para ver o estudo completo, clique aqui.


NOVIDADE DA SEMANA

Reels é o formato mais usado pelas marcas

Email image

O relatório Mídias Sociais 360 da FAAP em parceria com a plataforma Emplifi apontou que 45% das postagens das marcas no Instagram são em formato de Reels. Esse relatório é realizado trimestralmente, desde 2014, pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP.

Entre os influenciadores digitais no Instagram, há um equilíbrio de formatos. No entanto, diferente das marcas, esses perfis preferem as fotos (35,6%) seguida pelos Reels (34,3%) e Carrossel (29,1%). O relatório revela que o Carrossel é o formato que mais gera interações em média.

O levantamento ainda mostra a frequência de posts. No Instagram, tanto marcas quanto creators fazem, em média, três postagens por semana. Esse número, que considera apenas feed, mudou pouco nos trimestres anteriores.

Para mais detalhes e resultados, veja no site da FAAP.

Vi no Meio e Mensagem