📌 Introdução ao Funil de Marketing
0
0

📌 Introdução ao Funil de Marketing

O efeito do funil de Marketing é poderoso para entender como potenciais clientes se tornam clientes. Quanto mais você compreender as fases, mais efetivas serão suas estratégias.

Matheus Fajardo
3 min
0
0

Todos os dias surgem no feed do LinkedIn, em diversos blogs na internet e perfis no instagram novas ferramentas e estratégias de marketing para aumentar vendas.

Nesses um pouco mais de três anos desde quando iniciei minha trajetória na área de Marketing existe um certo "consenso", uma estratégia que funciona desde os primórdios e, no máximo, vai sofrendo algumas alterações com a mudança da sociedade: o Funil de Marketing.

Com ele nós conseguimos entender e desenvolver a jornada dos clientes desde o primeiro contato com a marca até a realização efetiva da compre de um produto ou serviço. O visual do funil é dividido (inicialmente, pelo menos) em três partes: topo, meio e fundo.

No topo, a parte mais larga de um funil, é onde os compradores iniciam sua jornada com uma marca. O trabalho dos profissionais de Marketing é conduzir esse comprador do topo até o fundo, a parte mais estreita, que representa o ato da venda.

SEGMENTAÇÃO DO FUNIL DE MAKETING 🚩

As três parte do funil "tradicional" seguem o princípio AIDA: atenção, interesse, desejo e ação. (Tradicional, porque como falei no início, com o tempo e dependendo do objetivo existem variações do funil.

Fonte: https://www.negociodovencedor.com.br/funil-de-vendas/
Fonte: https://www.negociodovencedor.com.br/funil-de-vendas/

A atenção está no topo do funil, onde a marca é exposta ao cliente e ele começa a conhecer seu produto ou serviço. Na segunda fase, interesse, o consumidor coloca sua marca ao lado dos concorrentes para entender qual entregaria a melhor solução.

Seguindo a AIDA, temos o estágio de desejo, que também chamamos de consideração dentro do funil de marketing. É nessa fase que o cliente está certo que precisa de certo produto ou serviço, mas ainda não se decidiu se irá consumir o que você oferece ou se vai investir na solução do seu concorrente. 

Chegando ao fundo do funil, temos o objetivo final: a compra. Aqui é onde o consumidor finalmente toma a decisão e adquire o produto ou serviço.

VENDI, E AGORA? 🤔

Essa é a versão mais conhecida do funil de Marketing, porém cada vez mais as empresas estão entendendo que a jornada não termina ai. É nesse ponto que surge uma importante adaptação (lembra que comentei que elas existiam, não é?!): o estágio de fidelização.

O caminho do cliente atual não termina mais após a compra. Com a facilidade de comunicação das redes sociais, qualquer pessoa pode ser um influencer para a sua marca, de forma positiva ou negativa. Tudo vai depender de como você se relaciona no pós venda.

Essa tratativa vai refletir na escolha do cliente comprar novamente ou então recomendar seu produto ou serviço.

Se der um google você vai encontrar diversas variações do funil de marketing, mas analisando todos a fundo vai perceber que são variações desses cinco segmentos: atenção, interesse, desejo, ação e fidelização.

Independente do número de fases, ou até mesmo se seu funil estiver de cabeça pra baixo, o importante é você entender esses conceitos básicos para criar uma jornada que leve seu potencial cliente até a compra.

Ao entender como seu cliente se comporta, você pode adaptar suas campanhas de acordo com seu perfil e necessidades. Quanto mais você compreender as fases, mais efetivas serão suas estratégias.

Espero que você tenha curtido o conteúdo e não esquece de deixar seu "Ping" (o like daqui) para ajudar esse conteúdo a chegar para mais pessoas. Vamos juntos! 🚀