Mudar de país é a solução? Oq te faria escolher uma nova cidade?
9
0

Mudar de país é a solução? Oq te faria escolher uma nova cidade?

 IDH, um indicie nada Olímpico. Decidi usar o IDH pra escolher uma cidade no país e descobri que não é o melhor índice para minha escolha.

Tiago Gusmao
0 min
9
0

IDH, um índice nada olímpico. Decidi usar o IDH pra escolher uma cidade ideal no país e descobri que esse não é o melhor índice, na minha opinião.

Email image

Os tempos estão bem desanimadores. Tenho ocupado o meu pensando em estratégias para o negócio sobreviver, pensado muito o que fazer daqui pra frente e voltou na minha cabeça um pensamento de 2008: "Será que devo sair do país? Seria interessante recomeçar a vida em outro lugar do mundo?" Há 13 anos vislumbrei uma saída do Brasil para trabalhar na minha área, para quem não sabe eu sou professor de Educação Física e me especializei em ginástica artística. Na época me sentia desanimado com as oportunidades de emprego, hora eu não tinha salário adequado, hora não tinha infraestrutura e outrora nenhum dos dois (hoje eu até acho graça rs). Então, em 2008 houve uma oportunidade para ir para os EUA e não fui porque não quis me desprender da nossa cultura, família e rotinas. Em 2012 apareceu, novamente, outra oportunidade para o Canadá, alguns amigos e colegas da mesma área emigraram para lá mas eu também fraquejei e não tive coragem. Atualmente, alguns desses amigos tem uma vida muito legal lá fora, família, negócio, carreira e nem sonham em voltar; mas sempre bate a saudade dos familiares e do país porém aquela vontade de voltar? "Nadica!!!"  

Mais alguns anos se passaram e chegamos em 2020/2021. Passamos pelo momento menos esperado da história que me mostrou como nós, brasileiros, estamos desamparados por nossos gestores públicos que amam um empurra-empurra de responsabilidades e, na realidade, se você olhar para trás e conversar com os mais velhos, você verá que nunca deveríamos criar expectativas e reviravoltas positivas em nosso país. Eu amo meu país, me esforcei, tive muita perseverança, resistência, resiliência , dentro outras “ência e mais ências” tentando mudar, de alguma forma, a nossa realidade. Me esforcei tanto que hoje o @ctamigosdoesporte (www.ctamigosdoesporte.com) é o único ginásio de ginástica artística de Belo Horizonte criado por uma pessoa física. BH não tinha ginásio acessíveis, aberto para a comunidade e hoje possui cerca de 720 vagas em sua capacidade máxima. É um negócio social esportivo, que cuida de uma demanda insatisfeita em cidade de 3 milhões de habitantes.

Eu percebi que o Brasil é um país de oportunidades, mas não é para qualquer um. Você me pergunta: "Tiago, você não continua querendo sair do país?" Às vezes bate essa vontade, mas será que eu seria alguém nesse outro país? Será que eu poderia empreender como fiz aqui? Acho que sim, mas levaria mais uma década para adquirir a confiança das pessoas e a credibilidade que tenho hoje.  

Tenho um plano agora, e se você é um empreendedor, talvez concorde comigo. Busco qualidade de vida, acessibilidade, uma vida digna e tenho uma missão incompleta ainda: levar a ginástica artística para outras cidades com menos acesso. E como fazer isso?

O êxodo rural no Brasil aumentou 340% devido a pandemia.

A cada dia percebemos um êxodo das grandes cidades para as cidades menores e não seria essa uma nova oportunidade? Não seria uma deixa para eu me mudar para uma cidade menor? E qual seria a melhor cidade para morar no Brasil?

IDH, lembra dele?

Quando você faz essa pesquisa, fica preso apenas naquele índice que estudamos na geografia da escola: o IDH, o índice de desenvolvimento humano. Esse índice é interessante mas colocando em questão o cenário atual e as autonomias concedidas aos prefeitos meu medo é mudar para uma cidade menor e sofrer com mais restrições. 

Recordar é viver: o IDH é um índice de 0 a  1 sendo zero o pior e um a nota mais alta. Esse valor é obtido a partir dos indicadores da saúde, renda e educação. Venhamos e convenhamos, não seria legal os prefeitos competirem entre si e cada vez mais conseguirem IDHS OLÍMPICOS ? A lógica no geral é outra... infelizmente. Até existe outro índice que mede a performance entre os municípios, porém essa competição não é acirrada e as notas são muito baixas.  Veja no site: https://desafiosdosmunicipios.com.br/ranking_educacao_e_avancos.php

Seria perfeito! Uma competição acirrada pelos 100 melhores índices de educação no país, a cada ano lutando por um índice cada vez mais "olímpico" por assim dizer.
Seria perfeito! Uma competição acirrada pelos 100 melhores índices de educação no país, a cada ano lutando por um índice cada vez mais "olímpico" por assim dizer.

Vamos ao IDEB - Índice de educação básica.

Vamos começar com os 5 melhores IDHS do Estado de Minas Gerais e os 5 melhores a nível Brasil. Antes do IDH das cidades, existe a média do Estado e Minas Gerais é o 9 melhor Estado pra se viver baseado nesse índice com uma média de 0,731 segundo sensu de 2010.

Pelo IBGE, temos abaixo as 5 melhores cidades nível Estado a esquerda da tabela e a direita nível Brasil. Você também pode conferir os piores índices e uma espécie de índice médio das cidades.

Ao olhar os índices eu não tenho aquela vontade de sair da minha cidade. Fiquei até um pouco decepcionado. Como fazer uma escolha diferente? O IDH é focado na média de saúde, renda e educação certo?  Então vamos focar no que eu acredito, no jargão do meu negócio: “O esporte aliado a educação, seja ele participativo, rendimento ou educacional tem um enorme poder de mudança”. Concluindo: eu acredito é na educação e, vendo esse mundão afora, diversos países tem casos de sucesso a partir desses números. Já fiz uma publicação dessa aqui: (Clique aqui para ler) https://tiagogusmaobh.pingback.com/p/seja-professor-conheca-o-pais-onde-ser-professor-e-mais-concorrido-do-que-ser-medico.

Como não gostei do IDH, por ser uma média busquei outro índice: o IDEB.

Recentemente o IDEB foi muito criticado aqui em Belo Horizonte pela queda em 2020. Só para deixar claro, se a educação na sua cidade estiver ruim, a culpa é do prefeito e do governador do Estado que são inteiramente responsáveis.

Veja que a esquerda temos o ranking de Minas Gerais e a direita o do Brasil.

Oh Minas Gerais!! Oh Minas Gerais!! Quem te conhece não esquece jamais e você deveria ter índices melhores! Uma grande surpresa negativa e inesperada pra mim. Não sou aquele tipo de pessoa que valoriza apenas o primeiro lugar, mas sim eficiência, trabalho e trabalho bem feito. Sabe quando um nadador nas Olimpíadas chega em 20 lugar? Então, esse cara é o vigésimo melhor do mundo! Uma excelente posição e, pensando na educação, não ocupamos, nem de perto, uma posições dessa no cenário mundial. Falta interesse e força de vontade dos nossos gestores públicos.

Fonte: IBGE
Fonte: IBGE

Eu acreditava que o IDH seria sempre o melhor índice de escolha, mas percebi que esse número apenas maquia índices mais importantes. Sempre pesquise os índices separadamente para tomar opiniões e escolhas.

Acredito que a culpa da falência de uma cidade ou setor é culpa dos gestores públicos e sugiro uma competição nacional no país que coloque em evidência o mais competente e o menos competente. Talvez assim, a população veja o abismo real da educação nacional entre as cidades, regiões e entre o interesse desses gestores.

E quanto a mudar de Belo Horizonte? Até o momento a opção seria um interior de MG. Porém,  com os dados adquiridos nessa pesquisa, não encontrei uma cidade satisfatória que me motivasse sair da capital mineira. Como sugeri, vou buscar outros índices e avaliar essa saída.

Ainda acredito no nosso país e sei que as pequenas mudanças podem causar maiores efeitos. Fica um novo para casa pra nós que queremos mudar de ares, vamos procurar outros indicativos? Vou deixar aqui o portal do IBGE com diversos indicadores que podem nos ajudar na escolha.

https://cidades.ibge.gov.br/pesquisas

Um abraço, Tiago Gusmão.

Email image